Não temos a nossa habitual rubrica "Visão da Jornada" mas temos o regresso as entrevistas. E para este regresso decidimos realizar um entrevista diferente com um preparador físico de uma equipa do nosso campeonato, mais concretamente do Cabreiros. Achamos que seria interessante, e tendo em conta que muitas equipas do campeonato treinam apenas duas vezes por semana, incidirmos-nos sobre a vertente física do treino.
Antes de mais queremos agradecer a disponibilidade do Nuno para a realização da entrevista e esperamos, que se surgirem questões relacionadas com a parte física do treino possamos pedir a opinião dele sobre esta matéria.
Entrevista:Nuno obrigado pelo teu tempo e antes de mais queremos realçar que gostamos do bom trabalho que tu e o Rui Couto têm feito a frente do Cabreiros.
1610 - Nome completo e idade?
Nuno Lopes - Nuno Filipe Reis Henriques Lopes. 28 anos.
1610 - Clubes por onde passaste?
Nuno Lopes - Comecei no futsal na época passada no S. Adrião e esta época estou no S.C.Cabreiros.
1610 - Quais as tuas habilitações?
Nuno Lopes - Sou licenciado em Educação Física e Desporto com especialização em futsal.
1610 - Fala-nos da tua relação com o treinador Rui Couto. Onde é que tudo começou?
Nuno Lopes - O Rui Couto é um treinador e pessoa espectacular. Como treinador é extremamente competente, estando sempre por dentro das novidades do futsal. Percebe bastante do jogo e sabe tirar o máximo partido dos seus jogadores. Está sempre disposto a ajudar os seus jogadores, mas quando é preciso também lhes sabe “moer” o juízo. Como pessoa só posso dizer que é cinco estrelas e tenho-lhe uma divida de gratidão pois foi ele que me deu a oportunidade de começar nestas andanças como preparador físico.
Tudo começou na época passada, quando o Joca (ex. S. Adrião) e mais alguns elementos ligados ao S. Adrião me convidaram para fazer parte da equipa técnica do clube, isto tudo com o aval do Rui. Depois foi uma questão de conhecer melhor os elementos da equipa e começar a trabalhar. Devo referir que devo muito aos elementos do S. Adrião e ao Rui, porque eu tirei a especialização em futsal, mas é só teoria. È na prática que realmente se aprende.
1610 - A maioria das equipas treina apenas duas vezes por semana. Que tipo de preparação física é que deve ser adoptada?
Nuno Lopes - Realmente é verdade. A maioria das equipas, do nosso campeonato, apenas treina 2 vezes por semana, o que é manifestamente pouco. Temos que ter em conta que a maioria dos jogadores são amadores e na minha opinião não se pode estar a exigir mais deles. Temos que ter em conta que os pavilhões são alugados e as direcções fazem grandes esforços para proporcionar esse tempo de treino. Nós, preparadores físicos e treinadores, temos que tentar rentabilizar esse tempo a máximo, que por vezes se torna escasso.
Mas no que diz respeito à preparação física eu sou da opinião que, nestes casos, no início da época se deve tentar colocar os jogadores em boa forma física. Na chamada pré - época devemos aplicar cargas intensas aos jogadores de modo a que se inicie a época na plenitude da forma. Depois ao longo da época apenas temos que tentar manter os atletas em forma. No entanto é importante referir que como apenas treinamos 2 vezes por semana, chegamos a um ponto em que temos que dar mais relevo á parte táctica. Claro que tentamos aplicar sempre carga física aos jogadores de modo a que estes se mantenham sempre em forma.
1610 - De que forma é que se prepara uma equipa para um campeonato com tantos jogos e praticamente sem descanso?
Nuno Lopes - Realmente o campeonato é bastante longo. São 34 jornadas sem contar com os jogos da taça. Não nos podemos esquecer que os jogadores não são profissionais, pelo menos a grande maioria não o é, ou seja, os jogadores trabalham o dia inteiro e no fim do mesmo vão treinar para aos fins-de-semana darem o seu melhor. O Rui escolheu um plantel equilibrado tendo em conta que o campeonato é muito longo. Deve haver uma boa gestão do plantel por parte da equipa técnica de modo a não sobrecarregar os jogadores.
1610 - Qual o melhor tipo de treino físico a adoptar para que seja retirado o máximo rendimento dos atletas?
Nuno Lopes - A partir do momento em que os jogadores se encontram em boa forma física, o que por vezes é bastante complicado, pois não existe controlo sobre variados factores (alimentação, descanso, etc…), o treino deve incidir primordialmente sobre aspectos de ordem táctica, pois é aqui que se podem ganhar bastantes jogos. Na minha opinião, uma equipa que esteja bem estruturada, em que os jogadores saibam o que devem fazer, que saibam movimentar-se e que aproveitem os erros do adversário e os lances de bola parada têm meio caminho para alcançarem a vitória. Nestas equipas qualquer mudança no cinco inicial passa desapercebida, pois os jogadores estão de tal modo mecanizados que as coisas saem naturalmente.
1610 - O que fazer para prevenir as lesões mais frequentes no futsal, ao nível das entorses e ao nível muscular?
Nuno Lopes - Esta não é bem a minha área, mas o que posso aconselhar é que para se evitar entorses se liguem os pés. Acho importante referir que um jogador que sofra uma entorse não recomece a jogar sem a mesma estiver devidamente curada. A nível muscular o meu conselho é que com este tempo frio os aquecimentos sejam um pouco mais intensos. No entanto uma lesão muscular pode ocorrer em qualquer circunstância. Os azares acontecem a toda a gente
1610 - O que é que está a achar do campeonato?
Nuno Lopes - O campeonato está interessante. Duas equipas estão a destacar-se (Isave e Contacto) mas ainda falta muito campeonato. Na segunda metade do campeonato penso que mais equipas se vão colar a estas duas que vão à frente. Estou contente por ver que temos um campeonato bastante equilibrado. O que me surpreende é a falta de profissionalismo de alguns árbitros do nosso campeonato. Devo dizer que alguns deles nem as regras sabem na totalidade. Mas deixando a arbitragem de lado, até ao momento houve alguns jogos muito interessantes e devo dizer que no nosso campeonato existem jogadores que deveriam estar noutros escalões acima deste.
1610 - Quais as tuas previsões para a segunda volta?
Nuno Lopes - Eu penso que a segunda volta do campeonato vai ser mais renhida. Apesar de duas equipas já se encontrarem um pouco destacadas, sou da opinião que também vão ter os seus momentos maus e que vão perder alguns pontos. De certeza que mais equipas vão entrar na luta pela subida.
Em relação ao S.C.Cabreiros se continuarmos a realizar um trabalho sério e dedicado vamos de certeza subir na classificação. No desporto é preciso um pouco de sorte e isso não nos tem acompanhado.
1610 - Faz o teu cinco ideal.
Nuno Lopes - Esta pergunta é um pouco complicada, porque para mim os melhores jogadores são os que pertencem à minha equipa, mas vou tentar ser neutro.
Guarda-redes – Tiago (IPCA) Vs. Filas (S.C.Cabreiros)
Fixo – Amadeu (S.C.Cbreiros) Vs. Joel (Gualtar)
Alas – Laureta (Nun`Alvares) Vs. Marco (Isave)
Pivot – Mike (Gualtar) Vs. Judeu (S.C.Cabreiros)
Nuno Lopes - Quero desde já agradecer ao Tiago o convite para a realização desta entrevista. Sempre que necessitarem de algo, sabem que só têm que nos solicitar. Um abraço e continuem com o trabalho excelente que realizam no blog 1610 Futsal.
1610 - Nós é que agradecemos Nuno e desejamos desde já os votos de uma boa segunda volta para o S.C. Cabreiros.