terça-feira, 2 de setembro de 2008

Táctica, solução ou problema?

Uma das questões mais pertinentes, e que pode ser observada durante um jogo de futsal, é a táctica. Este aspecto é de tal forma decisivo, que tanto pode solucionar como complicar um jogo de futsal.
Com a formação da equipa competirá ao treinador, o principal mentor do plano de jogo de acordo com o material humano de que dispõe, adoptar aquela que entende ser a forma táctica que irá actuar nas partidas que terá de disputar.
A esquematização de um jogo é um factor preponderante para qualquer equipa, isto porque sem esta actividade, a equipa não terá uma estratégia e um plano de jogo bem elaborados.
Como já foi observado, a táctica de futsal pode e deve variar, normalmente durante o transcorrer da partida, competindo ao treinador as devidas orientações neste sentido.
A tática no futsal não é nada mais do que a teoria (técnica) colocada em prática na quadra de jogo, com todas as suas variações que poderão acontecer conforme o jogo desenvolvido pelo adversário.

Esquema de Jogo - Táticas de futsal
Os esquemas de jogo mais adoptados pelas equipas são o 2-2, 1-3, 3-1, 1-2-1. Todos estes esquemas são os que comummente praticados durante o desenvolver de uma partida, sendo que uma equipa varia constantemente esses tais esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o adversário.
Esquema 2-2: é um esquema defensivo, geralmente empregado por equipas que estejam a iniciar o seu modelo de jogo, este modelo táctico tem como principal característica dificultar a manobra ofensiva do adversário, pode também ajudar a que sejam fechados os caminhos para a dilatação do marcador no caso de inferioridade em relação ao adversário.
Ofensivamente esta táctica apresenta pouca objectividade, pois sua movimentação é um pouco restrita e também previsível.
Em relação ao grupo de atletas, restringe as habilidades, pelo fato de não oferecer uma mobilidade durante o desenvolver da partida, dificultando trabalho com bola, lançamentos. Deve-se ter em mente que em determinados momentos, um esquema como este, o determinado "caixote", quando bem aplicado, e muito bem treinado, realmente dificulta o adversário a penetração no campo de acção da equipa, restando normalmente a esta, os remates de média e longa distância, que poderão resultar em algo, de acordo com o tamanho da quadra de jogo.
Esquema táctico no futsal 3-1, 1-3, 1-2-1: Estes esquemas são os mais empregados pelas equipas, pois apresentam uma dupla objectividade: OFENSIVA E DEFENSIVA.
Todos estes esquemas favorecem as equipas cujos seus atletas tenham uma maior mobilidade, criatividade e desenvolvimento das suas características técnicas, dando uma movimentação maior no desenrolar da partida. As posições de cada atleta são pré-determinadas durante os treinos, onde cada qual, dentro das suas características, desenvolverá o seu trabalho, mas nunca ficando restrito a um posicionamento fixo, ou seja cada um destes esquemas, será aplicado conforme orientação do profissional responsável pela equipa e principalmente de acordo com as características do adversário.
Esquema táctico 3-1: é um esquema mais defensivo, onde a equipa em determinados momentos da partida, utilizará para evitar o crescimento do adversário e consequentemente à marcação de golos por parte destes. O esquema oferece, no entanto a possibilidade de explorar o contra ataque, valendo - se de um pivôt habilidoso para surpreender o adversário;
Esquema táctico 1-3: é o esquema utilizado com o objectivo de mudar o resultado de uma partida, onde somente a vitória possa interessar, neste caso, a equipe valendo-se de um bom fixo, liberta os restantes três companheiros, os dois alas e o pivôt, para sob pressão objectivar a mudança de um resultado de acordo com o que importe mais para a equipa;
Esquema táctico 1-2-1: é o esquema utilizado que proporciona o desenvolvimento de um jogo rápido e que permite a movimentação de todos os jogadores, variando as jogadas e alternando-se nos posicionamentos com o intuito de envolver o adversário.

Durante os proximos tenmpos tentare-mos trazer "á baila" assuntos que envolvam mais aspectos técnicos e tácticos para que dessa forma possamo ser discutidos mais aspectos relativos ao jogo em si.
Esperemos que nos dêm a opinião acerca do vosso sistema táctico preferido.

ps: muita desta informação foi retirada do site www.futsalbrasil.com.br

4 comentários:

Anónimo disse...

F5

Acho interessantissimo o tema aqui colocado, contudo há alguns aspectos que devemos ter em conta...jamais poderemos comparar o futsal brasileiro ao nosso futsal, no Brasil a modalidade está muito mais desenvolvida do que em Portugal, logo não faz sentido falar no modelo 1-3 em portugal, pois ele nunca é usado pelo menos correctamente, a não ser por equipas que estejam a iniciar e ainda não tenham adquirido conhecimentos suficientes para moldar o seu sistema em 3-1 ou 1-2-1 ou em 2-2, mas aí não estaremos a falar num 1-3 mas sim, num "tudo ao molhe"...
No futsal distrital e em grande parte das equipas do nacinal o modelo adoptado passa pelo 3-1 e pelo 2-2 são sistemas mais práticos em que é mais fácil moldar os atletas uma vez que as movimentações são as básicas, por isso mais simples e quando bem interpretados´torna mais fácil a obtenção de resultados pretendidos...
O modelo 1-2-1 é um modelo mais complexo e que exige muitas mais horas de trabalho ao mesmo tempo jogadores acima da média não só técnicamente mas também do ponto de vista táctico e "inteligentes" contudo é um modelo que favorece claramente o espectáculo, tornando o jogo mais rápido, e previligiando a finalização...
Depois falta ainda um modelo de Jogo adoptado, este sim, apenas por equipas de alta competição como muitas vezes joga o Sporting ou o Benfica quando estão em situação de Vantagem. 4-0.. é um modelo de jogo que priveligia a posse de bola, requer muitas movimentações com e sem bola.Exige muito treino, muitas rotinas, e uma condição fisica muito boa.
Portanto apesar de haver treinadores a tentar implantar este sistema na nossa divisão, eu
considero que é um modelo de jogo apenas para profissionais e nem para todos...

Acho que deviam apostar mais em temas como este, pois será certamente mais salutar para o blog e permitirá, quem sabe, que os utilizadores aprendam mais em vez de virem para aqui apenas para se insultarem...

Vicprof disse...

Sou treinador de escalão jovem. O sistema que eu treino neste momento é o 2:2 porque realmente é o mais elementar e, logo, o mais fácil de ensinar aos jovens. Tento é aproximar o mais possível as duas linhas para que mais tarde possam ser feitas movimentações mais complexas do tipo 4:0. Não sei é se estarei a fzer bem e conheço ainda muito poucas movimentações para esta táctica. Aceito sugestões.

Anónimo disse...

F5
Vicprof

Eu sou atleta de futsal há 6 anos, apaixonado por aspectos tácticos e movimentações, tive a felicidade de trabalhar com os melhores treinadores da A.F de Braga no que respeita a tácticas e sistemas de jogo, trabalhei duas épocas em que o nosso sistema de jogo era exactamente o 4:0 e a verdade é que nunca obtivemos os resultados pretendidos pelo treinador pelo simples facto de num plantel de 16 jogadores, apenas 5 maximo 6 conseguirem executar as movimentações,,, como dizia no coment anterior, é um modelo que prevê muitas movimentações, uma entrada com bola longa e uma entrada sem bola curta com apoio de centro ora com saída em diagonal ora com saída em paralela, quando bem executado é perfeito para manter a posse de bola...mas tem 2 problemas.
Em primeiro lugar, basta ter em campo um jogador menos evoluido tácticamente e está tudo estragado pois o não cumprimento destas movimentações origina a que muitas vezes o ultimo homem deixe de ter apoios, e isto com equipas que pressionem bem é meio caminho para originar contra-ataques do adversário.
Por outro lado, e mesmo que tenhas jogadores muito disciplinados tácticamente, neste sistema é importante também que os jogadores sejam muito criativos, porque se não forem, o que acontece é o que acontecia na minha equipa, movimentações correctas, tudo muito bem executado só que a falta de criatividade fazia com que mantivessemos muita posse de bola mas tinhamos muita dificuldade em finalizar...

Anónimo disse...

alguem pode desponibilizar algum material de 4x1?

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger