quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Entrevista Nuno Lopes

Não temos a nossa habitual rubrica "Visão da Jornada" mas temos o regresso as entrevistas. E para este regresso decidimos realizar um entrevista diferente com um preparador físico de uma equipa do nosso campeonato, mais concretamente do Cabreiros. Achamos que seria interessante, e tendo em conta que muitas equipas do campeonato treinam apenas duas vezes por semana, incidirmos-nos sobre a vertente física do treino.
Antes de mais queremos agradecer a disponibilidade do Nuno para a realização da entrevista e esperamos, que se surgirem questões relacionadas com a parte física do treino possamos pedir a opinião dele sobre esta matéria.

Entrevista:

Nuno obrigado pelo teu tempo e antes de mais queremos realçar que gostamos do bom trabalho que tu e o Rui Couto têm feito a frente do Cabreiros.

1610 - Nome completo e idade?

Nuno Lopes - Nuno Filipe Reis Henriques Lopes. 28 anos.

1610 - Clubes por onde passaste?

Nuno Lopes - Comecei no futsal na época passada no S. Adrião e esta época estou no S.C.Cabreiros.

1610 - Quais as tuas habilitações?

Nuno Lopes - Sou licenciado em Educação Física e Desporto com especialização em futsal.

1610 - Fala-nos da tua relação com o treinador Rui Couto. Onde é que tudo começou?

Nuno Lopes - O Rui Couto é um treinador e pessoa espectacular. Como treinador é extremamente competente, estando sempre por dentro das novidades do futsal. Percebe bastante do jogo e sabe tirar o máximo partido dos seus jogadores. Está sempre disposto a ajudar os seus jogadores, mas quando é preciso também lhes sabe “moer” o juízo. Como pessoa só posso dizer que é cinco estrelas e tenho-lhe uma divida de gratidão pois foi ele que me deu a oportunidade de começar nestas andanças como preparador físico.
Tudo começou na época passada, quando o Joca (ex. S. Adrião) e mais alguns elementos ligados ao S. Adrião me convidaram para fazer parte da equipa técnica do clube, isto tudo com o aval do Rui. Depois foi uma questão de conhecer melhor os elementos da equipa e começar a trabalhar. Devo referir que devo muito aos elementos do S. Adrião e ao Rui, porque eu tirei a especialização em futsal, mas é só teoria. È na prática que realmente se aprende.

1610 - A maioria das equipas treina apenas duas vezes por semana. Que tipo de preparação física é que deve ser adoptada?

Nuno Lopes - Realmente é verdade. A maioria das equipas, do nosso campeonato, apenas treina 2 vezes por semana, o que é manifestamente pouco. Temos que ter em conta que a maioria dos jogadores são amadores e na minha opinião não se pode estar a exigir mais deles. Temos que ter em conta que os pavilhões são alugados e as direcções fazem grandes esforços para proporcionar esse tempo de treino. Nós, preparadores físicos e treinadores, temos que tentar rentabilizar esse tempo a máximo, que por vezes se torna escasso.
Mas no que diz respeito à preparação física eu sou da opinião que, nestes casos, no início da época se deve tentar colocar os jogadores em boa forma física. Na chamada pré - época devemos aplicar cargas intensas aos jogadores de modo a que se inicie a época na plenitude da forma. Depois ao longo da época apenas temos que tentar manter os atletas em forma. No entanto é importante referir que como apenas treinamos 2 vezes por semana, chegamos a um ponto em que temos que dar mais relevo á parte táctica. Claro que tentamos aplicar sempre carga física aos jogadores de modo a que estes se mantenham sempre em forma.

1610 - De que forma é que se prepara uma equipa para um campeonato com tantos jogos e praticamente sem descanso?

Nuno Lopes - Realmente o campeonato é bastante longo. São 34 jornadas sem contar com os jogos da taça. Não nos podemos esquecer que os jogadores não são profissionais, pelo menos a grande maioria não o é, ou seja, os jogadores trabalham o dia inteiro e no fim do mesmo vão treinar para aos fins-de-semana darem o seu melhor. O Rui escolheu um plantel equilibrado tendo em conta que o campeonato é muito longo. Deve haver uma boa gestão do plantel por parte da equipa técnica de modo a não sobrecarregar os jogadores.

1610 - Qual o melhor tipo de treino físico a adoptar para que seja retirado o máximo rendimento dos atletas?

Nuno Lopes - A partir do momento em que os jogadores se encontram em boa forma física, o que por vezes é bastante complicado, pois não existe controlo sobre variados factores (alimentação, descanso, etc…), o treino deve incidir primordialmente sobre aspectos de ordem táctica, pois é aqui que se podem ganhar bastantes jogos. Na minha opinião, uma equipa que esteja bem estruturada, em que os jogadores saibam o que devem fazer, que saibam movimentar-se e que aproveitem os erros do adversário e os lances de bola parada têm meio caminho para alcançarem a vitória. Nestas equipas qualquer mudança no cinco inicial passa desapercebida, pois os jogadores estão de tal modo mecanizados que as coisas saem naturalmente.

1610 - O que fazer para prevenir as lesões mais frequentes no futsal, ao nível das entorses e ao nível muscular?

Nuno Lopes - Esta não é bem a minha área, mas o que posso aconselhar é que para se evitar entorses se liguem os pés. Acho importante referir que um jogador que sofra uma entorse não recomece a jogar sem a mesma estiver devidamente curada. A nível muscular o meu conselho é que com este tempo frio os aquecimentos sejam um pouco mais intensos. No entanto uma lesão muscular pode ocorrer em qualquer circunstância. Os azares acontecem a toda a gente

1610 - O que é que está a achar do campeonato?

Nuno Lopes - O campeonato está interessante. Duas equipas estão a destacar-se (Isave e Contacto) mas ainda falta muito campeonato. Na segunda metade do campeonato penso que mais equipas se vão colar a estas duas que vão à frente. Estou contente por ver que temos um campeonato bastante equilibrado. O que me surpreende é a falta de profissionalismo de alguns árbitros do nosso campeonato. Devo dizer que alguns deles nem as regras sabem na totalidade. Mas deixando a arbitragem de lado, até ao momento houve alguns jogos muito interessantes e devo dizer que no nosso campeonato existem jogadores que deveriam estar noutros escalões acima deste.

1610 - Quais as tuas previsões para a segunda volta?

Nuno Lopes - Eu penso que a segunda volta do campeonato vai ser mais renhida. Apesar de duas equipas já se encontrarem um pouco destacadas, sou da opinião que também vão ter os seus momentos maus e que vão perder alguns pontos. De certeza que mais equipas vão entrar na luta pela subida.
Em relação ao S.C.Cabreiros se continuarmos a realizar um trabalho sério e dedicado vamos de certeza subir na classificação. No desporto é preciso um pouco de sorte e isso não nos tem acompanhado.

1610 - Faz o teu cinco ideal.

Nuno Lopes - Esta pergunta é um pouco complicada, porque para mim os melhores jogadores são os que pertencem à minha equipa, mas vou tentar ser neutro.

Guarda-redes – Tiago (IPCA) Vs. Filas (S.C.Cabreiros)
Fixo – Amadeu (S.C.Cbreiros) Vs. Joel (Gualtar)
Alas – Laureta (Nun`Alvares) Vs. Marco (Isave)
Pivot – Mike (Gualtar) Vs. Judeu (S.C.Cabreiros)

Nuno Lopes - Quero desde já agradecer ao Tiago o convite para a realização desta entrevista. Sempre que necessitarem de algo, sabem que só têm que nos solicitar. Um abraço e continuem com o trabalho excelente que realizam no blog 1610 Futsal.

1610 - Nós é que agradecemos Nuno e desejamos desde já os votos de uma boa segunda volta para o S.C. Cabreiros.

31 comentários:

Anónimo disse...

Cumprimentos a todos.. Quero dar os parabéns aos administradores do blog 1610 e ao entrevistado Nuno Lopes pela excelente entrevista k nos proporcionaram ler.. Com iniciativas destas o futsal da A.F.Braga só tem a ganhar..

Anónimo disse...

Eu gostava de saber como é que se pode falar de preparação física, quando o Cabreiros estaciona o autocarro lá trás???!!!
Gostava de ver a preparação física destes jogadores a pressionar apenas 5 m a equipa adversária!
Aí é que eu queria ver! Mas isso não o fazem porque sabem que não aguentavam e levavam goleadas!

Anónimo disse...

Sr. Nuno sabe o que são micro ciclos?
Este pessoal anda a brincar com o Futsal.
Não levem a mal mas entrevistem alguem que realmente percebe alguma coisa desta matéria.
Trazem um entrevistado que não tem experiência nenhuma!

Anónimo disse...

Espero que publiquem o que tenho comentado. Pois as verdades também são para dizer. Espero que tanto aquilo que se quer ouvir como aquilo que às vezes não cai bem nos ouvidos, também seja alvo de publicação.

ADRIANO COSTA disse...

Ao realizar esta entrevista, o nosso objectivo era darmos a conhecer outra vertente do futsal, a vertente da preparação fisica.
Visto isso, achamos por bem convidar uma pessoa que embora não tenha, de facto, muita experiencia, tirou um curso superior e mais importante do que isso tirou também uma especialização em Futsal. Foi esse o motivo que nos levou a entrevistar o Nuno Melo. Tentamos dinamizar e fazer coisas diferentes para que o blog não se torne monótuno, e ás vezes parece que não somos bem interpretados.

ps: A entrevista foi concebida antes dos acontecimentos ocorridos no passado domingo no jogo entre o Gualtar e o Cabreiros.
jà agora, a Administração ouve e analisa as sugestões e os comentários de quem por aqui passa, agora pedimos é que tenham um pouco mais de cuidado da forma como transmitem as suas ideias, pois temos visto coisas que não se enquadram muito no contexto do blog, e como tal não são aceites.

Anónimo disse...

Ao que se intitula de craque: Não les ou não sabes ler? Comes tudo o que o teu treinador te diz de forma cega? Olha ele foi dos piores cotados na avaliação. O Entrevistado é licenciado, e com especialização em futsal. Não sabes ler? Ja agora o teu mister é licenciado em quê? Pois o primeiro ciclo do basico ja deve ter sido algo complicado. Olha lá tu sabes o que são micro-ciclos? E meso-ciclos? e Macro-cilcos? ès um parolo, que so pode ser dessa forma por influencia de um outro parolo.

TiagoAzevedo disse...

Ficamos muito desiludidos como a maior parte das pessoas só sabe criticar e denegrir tudo o que se faz aqui no blog.
Fico triste primeiro lugar como adepto de futsal e em segundo com administrador do 1610 futsal.
Se continuarem a existir atitudes deste género eu e o Adriano vamos ponderar muito bem a continuidade do 1610 porque apesar de gostarmos muito de poder contribuir, mesmo que seja com pouco, para a nossa modalidade, não vamos estar sujeitos a comentários deste género.
Desde já pedimos desculpa aos leitores que "apreciam" o nosso trabalho e o nosso blog.

Tiago Azevedo - Administrador 1610futsal

Anónimo disse...

Tiago estás a dar importância a gente que não a merece!!! Por amor de Deus, continuem o que fazem e simplesmente nao liguem nem publiquem estes comentários...Isto é pessoal que só anda neste mundo para meter nojo...Sigam o excelente trabalho que estão a fazer e não liguem a bandalhos!!

Anónimo disse...

Eu concordo com o que o Adriano diz e respeito. Também, tenho humildade suficiente para pedir desculpa por alguns comentários. Mas, acho que apesar de estarmos a falar de uma outra vertente de futsal, ou dar a conhecer uma outra vertente de futsal deviam-se numa entrevista convidar pessoas com alguma experiência sobre o assunto.
Tudo bem que é licenciado, mas só isso não chega. Muito menos quando o treinador principal não tem qualquer metodologia para poder ensinar. Esta é a minha opinião e não passa disso.
Quanto ao nosso amigo anónimo só tenho a dizer o seguinte: "Já te pus a ler um bocadinho"!eheheh

Anónimo disse...

Em relação ao que diz o Tiago, só tenho a dizer que as pessoas que voçês querem que visitem o Blog e aquelas que realmente interessam, ignoram por completo certos comentários.
Esta modalidade e o Futebol em geral trazem pessoas de todo o tipo, opiniões de todo o tipo. Por isso, acho que o Blog é muito bom porque premite liberdade de expressão. E no meio das coisas más ou comentários que não interessam apanham-se coisas interessantes.
Do mau exemplo vem o bom!
Não me venham dizer que as pessoas que fazem parte do futsal são pessoas do melhor que há??!
Dirigentes, jogadores, técnicos, massa associativa, ..., existe do bom e do pior, mas acho que este blog deve dar espaço para todos, pois sem uns não existiam outros.

Anónimo disse...

Mais se quiserem que eu deixe de escrever o que penso podem-me (administradores) dizer que eu deixo de escrever.

ADRIANO COSTA disse...

Nada disso , o que queremos é que haja um pouco mais de contenção não só da parte do Craque como dos restantes. É que muitas das vezes não se deve dizer o aquilo que se pensa, nós também somos jogadores e ás vezes também nos apetece "descascar", mas temos de tentar manter um certo nivel.
Em relação ás entrevistas, como ainda estamos no inicio, não possuimos muitos contactos,por isso agradecia-mos sugestões e os contactos de futuros intervenientes.
Se o fizerem ficamos contentes com isso e iremos analisar as propostas.
ps: se o fizerem mandem para o nosso email que se encontra no fundo da pagina

Anónimo disse...

Ok,
não é fácil os treinadores aceitarem entrevistas, mas deixo uma sugestão: Treinador do ISAVE - Mário.
Inflizmente não vou dar o contacto porque ele pode não querer. De qualquer das formas....é uma sugestão.

Anónimo disse...

para o "craque". se és asim tao entendido nao materia porque é que nao respondes às mesmas perguntas que me foram colocadas.

Anónimo disse...

Sr. Nuno Lopes,
deixa lá, já percebemos que ainda é cedo para saberes a resposta de trás para a frente e da frente para trás.

Anónimo disse...

Em relação à segunda volta do campeonato.
Acho que sem dúvida temos 2 grandes equipas, com dois grandes treinadores: ISAVE e Gualtar.
Depois, temos o Contacto que tem grandes jogadores e que fez uma primeira volta de luxo.
O Priscos, não vou poder falar muito porque não vi ainda jogar...mas se tiver mais ou menos a equipa do ano passado, quero dizer que tem bons jogadores e a equipa no seu global tem algum sentido tactico.
O Sto Tirso também é uma equipa que tem bons jogadores, boas condições e se calhar falta-lhe o dedo de um bom treinador.
Nun. Alvares, não gosto muito da equipa a jogar mas não há dúvida que também tem jogadores interessantes.
O Guimarães embora não esteja nas 6 primeiras, para mim, com o cinco inicial completo é das melhores equipas! Embora o seu plantel é curto e basta um dois cinco se lesionar ou não aparecer que a equipa se torna vulgar.
Em relação às outras equipas quando entrarem no lote destas 6 equipas em termos classificativos terão a minha opinião.

Anónimo disse...

E os meninos do isave....Quando gannham são os maiores...a superequipa...os galáticos...quando perdem nem se ouve falar neles....coitadinhos dos meninos...a afbraga ainda lhe dá uma esprança, não actualiza a classificação à duas jornada, deve ser para não os ouvirem... Assim dizem-lhes...o que?? vejam a nossa classificação que estão em primeiros....

Anónimo disse...

Craque,espero que no fim de leres isto percebas mais um bocadinho da realidade das coisas e deixes de falar à sorte.
Na nossa divisão não existem treinadores profissionais.Segundo aquilo que eu sei,apenas 2 se entitulam como tal.O do Isave e o do Gualtar.O do Isave,é normal uma vez que ganha um bom salário e preferiu ir para o Isave do que ficar em Nogueiró.Mas também ninguém sabe porque razão é que não o quiseram no Braga.O do Gualtar,é o treinador mais oferecido de todos aqueles que eu conheço.Resultados,ZERO!!!Estragou uma época do Nogueiró,do ARCA,da Casa Benfica Barcelos,do Frades,etc.É isto que é o melhor treinador da nossa divisão???Quando teve num escalão superior ao nosso fez borrada atrás de borrada.
Os outros treinadores,segundo eu sei,têm outra profissão,não passando o futsal de um mero hobby,ao qual dedicam bastante tempo.Mas não é o futsal que lhes garante o sustento familiar nem o cumprimento de outras obrigações!!!
Não podes falar assim de pessoas que não conheces nem sabes a realidade deles.Por isso,todos os elementos que fazem parte da nossa modalidade em Braga,são importantes,sendo eles bons ou maus,fracos ou muito inteligentes.Todos eles têm como objectivo melhorar a modalidade.Mas se és tão exisgente,porque será que fazes parte de uma equipa da distrital???Não te querem como profissional???Os próprios jogadores não são profissionais!!!Pensa um bocadinho e desce à terra.

Anónimo disse...

Então rapaziada do Isave não desanimem vamos continuar a lutar para conseguir os nossos objectivos, e se as coisas não estiverem a correr bem não há problema começamos a utilizar toda a nossa influência junto da AFBraga que se for preciso até foras de jogo os àrbitros começam a marcar aos nossos adversários. Força pessoal e não desanimem mandem bitatites quer ganhem, percam ou empatem. O que interessa é que quem manda somos nós e no final a festa não escapará, não sei quanto dinheiro é que termos de gastar em "lembranças" e quantas "influências" teremos de exercer. Mas pessoal há que continuar a falar, ninguèm nos pára!!! Atiramos os foguetes, fazemos a festa e apanhamos os foguetes e mais nada. Isto é tudo nosso!!! Mas caladinhos é que nunca!!! Loooooooool

Anónimo disse...

Sérginho 14 golos Leoes do Penedo

Cortes 10 golos Leoões do Penedo

Kaía 8 golos Leões do Penedo

Anónimo disse...

Que formaçao tens para ser tao entendido sobre futsal "craque"? Deves ter a mania que percebes disto a rodos. Vê-se o nivel de pessoa que és que nem com o teu nome assinas.

Anónimo disse...

Gualtar 2 Priscos 4

Jogo em atraso da Taça

Anónimo disse...

Gualtar 2 Priscos 4

Jogo em atraso da Taça

Anónimo disse...

Resultado da Taça (Em Atraso da 1.º Eliminatória)

A.C.R. de Gultar - 2
C.D.C. de Priscos - 4

Anónimo disse...

Eh Eh Eh!!
Entao o grande treinador do Gualtar,não consegui por a sua equipa a vencer à equipa do autocarro???É assim tão inteligente que não vence ao Priscos!!No domingo só venceu porque o jogadores do Cabreiros foram nabos!Na outra semana só ganhou porque os jogadores do Pousadense só acertavam nos postes e nao sabiam marcar penaltis!!!Continuem a treinar,porque a taça já era!!
Apareçam para o ano,pode ser que consigam alguma coisa!!!
O melhor treinador da A.F.Braga já foi eliminado!!Mais um prémio para o vasto curriculum dele!!!

Anónimo disse...

Parabéns ao Priscos, fez um jogo inteligente.

Gualtar - 2
Priscos - 4

Anónimo disse...

Ao anónimo de 24 de Janeiro de 2008 10:11
Meu amigo,
No Nogueiró o teu treinador era apanha mecos e fez tudo para passar a treinador principal. Minando o balneário.
Hoje devia dar graças a Deus ("Mourinho") por ter sido convidado para adjunto (que nem adjunto era) numa equipa da 2ª Nacional, onde nunca mais vai lá por os pés. No Arca o mister "Mourinho" apenas apanhou a equipa no final e começou a tirar a equipa dos ultimos lugares. Na casa de Benfica de Barcelos, ainda hoje choram por ele.
No Frades, inflizmente com o Mário (actual treinador do ISAVE) a treinador não ganhavam um jogo. Com o Mister "Mourinho" as vitórias começaram a aparecer.
Quem falou em profissionalismo. O "Mourinho" também tem mais que fazer, não é só Futsal, embora ao contrario do que tu dizes ele respeita as instituições/clubes onde está a trabalhar e não vai para lá como se fosse um Hobby, como tu dizes.
Enfim, acho que tu é que deves descer à terra ou melhor deves saír debaixo dela.

Anónimo disse...

Casa do benfica Chora por ele? Meu Deus. Estamos bem entregues oh pacovio! Esse teu amante chamado Darque nunca mais ca poe os pés!

Anónimo disse...

infelizmente é isto que temos em portugal,só criticos...por favor senão querem beneficiar o bom ambiente do blog, apenas deixem de cá vir...os meus parabéns para os administradores pelo bom trabalho e não se deixem ir abaixo por causa de miúdos que não têm a devida atenção em casa...já agora para quando mais entrevistas????gostei muito da iniciativa...continuem

Anónimo disse...

Os 2 melhores treinadores de Braga e dos melhores de Portugal Mário Pereira(Isave) e Nelo Darque(Gualtar).Se quiserem evoluir r aprender futsal peçam umas aulas a estes 2 grandes treinadores!

Anónimo disse...

Isto é tudo tão estranho! Na AF Braga é so craques. Treinadores, jogadores, !!!! Se a liga profissional de futsal souber ainda ca vem. So baboseiras!

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger