segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Entrevista Nuno Leite

O 1610futsal volta este ano a marcar presença mais forte no futsal bracarense. Deste modo vamos retomar as entrevistas que durante algum tempo foram frequentes no blog, mas que essencialmente por falta de tempo dos administradores deixaram de se realizar.
Neste regresso, decidimos entrevistar Nuno Leite, presidente daquele que é um dos candidatos a subida, senão mesmo o mais forte candidato, o CDC Priscos. Nuno Leite que já havia sido entrevistado pelo 1610 anteriormente, na altura ainda como jogador da equipa onde agora é presidente. O Presidente do CDC Priscos é uma das figuras do futsal bracarense e uma das pessoas que mais se preocupa com a modalidade.
O 1610 futsal agradece desde já a disponibilidade do Nuno em conceder-nos esta entrevista.

Entrevista




Nome: Nuno Miguel Magalhães Leite

Data de Nascimento: 21/10/1977

Função: Presidente da direcção do CDC Priscos




1610 - Antes de mais obrigado Nuno por aceitares o nosso convite. Peço-te só que te apresentes primeiro. Foste jogador do Priscos. Agora que funções desempenhas?
Nuno Leite - Fui jogador durante aproximadamente 9 épocas e agora ocupo o lugar de Presidente da Direcção.

1610 - Fala-nos um bocado do CDC de Priscos. Sei que muita gente desconhece mas alem da equipa sénior masculina, vocês tem equipa feminina e academia correcto?
NL - Sim, temos a equipa Feminina pela segunda época e temos o projecto da Academia de Futsal de Priscos que se iniciou no ano passado sob a orientação do Mário Pereira e vai ser retomado este ano sob a orientação do Filipe Ferreira.


1610 - Quais são os objectivos do Priscos como instituição? Formar jogadores? Dar a conhecer a freguesia?
NL - Todos os clubes transportam consigo a bandeira da sua freguesia ou cidade. Todas as iniciativas do Clube visam promover a Freguesia de Priscos e os seus costumes, promover formas de entretenimento a toda a população não só de Priscos mas também das freguesias vizinhas, promover o Futsal mas acima de tudo formar atletas, Homens, Mulheres e Crianças de todas as idades, etnias e classes sociais.


1610 - Como sobrevive uma equipa como o CDC Priscos em tempos de crise? Ajudas camarárias e da freguesia? Ainda conseguem arranjar patrocínios ditos relevantes?
NL - O CDC de Priscos sobrevive com o precioso apoio da Junta de Freguesia através da cedência do Pavilhão, do pagamento de cotas por parte dos associados e necessariamente dos patrocínios. Naturalmente que não é fácil em tempos de crise angariar patrocínios, não temos o que é desejável mas francamente sentimos que quem nos apoia tem feito tudo o que está ao deu alcance.

1610 - Parece que ao contrario de outras cidades, Braga vira-se muito para o SC Braga e os apoios da câmara revertem essencialmente para esse clube, com alguns casos onde ha equipas com pavilhões a serem alugados a 25€ a hora. Que tens a dizer deste assunto?
NL - O apoio da Câmara é ZERO.

1610 - Em relação a equipa feminina, como surge esse projecto?
NL - O projecto feminino surge em 2010 de um conjunto de miúdas que tinham já um grupo organizado mas não tinham apoio da sua freguesia e apenas queriam um clube que as acolhesse e lhes permitisse jogar Futsal federado. Após analisarmos a proposta e termos ponderado o suficiente, achamos que era um projecto muito interessante e viável. Apesar de um aumento da despesa e diminuição da receita em virtude de ser necessário horário para treinos, estamos certos que o Futsal feminino é uma mais valia para o nosso clube.

1610 - A equipa feminina esta a realizar um excelente campeonato. Quais os objectivos da equipa a curto prazo? e a longo?
NL - A equipa feminina foi alvo de uma reforma grande ao fim do 1º ano de competição. O objectivo é crescer de forma lenta e progressiva. A curto prazo pretendemos atingir o apuramento de campeão e assegurar um lugar do pódio no final da época. Não temos objectivos a longo prazo, vamos crescer devagar e aguardar para ver o que o futuro nos reserva.

1610 - Falando agora dos seniores masculinos. Foi segundo sabemos uma pré-época muito atribulada. Vocês terminaram no segundo lugar apos lutar até ao fim com o Sto. Adrião e venceram a taça. De repente e surpreendendo muita gente há a saída do Mário Pereira e entra a equipa técnica campeã pelo Sto. Adrião. Fala-nos um bocado destas movimentações de bastidores.
NL - A saída do Mário Pereira resultou apenas de uma falta de entendimento entre direcção e o próprio. Não foi possível chegar a um acordo para a sua permanência á frente da equipa e da academia para á época 2011/2012. Nada teve a ver com a incontestável qualidade como técnico de Futsal. Os nossos objectivos continuaram a ser a conquista do titulo de campeão e revalidar a Taça, para isso foi necessário procurar uma equipa técnica que nos desse garantias de poder atingir esses objectivos e quem melhor que a equipa técnica campeã? Apresentamos as nossas condições e projecto e o entendimento foi facilmente alcançado. Com a entrada da nova equipa técnica houve também lugar á saída natural do nosso técnico de guarda-redes, o Sr. Manuel Pereira.

1610 - Vocês foram convidados a disputar a 3º divisão nacional este ano. O que vos levou a declinar o convite?
NL - Sim, fomos convidados a disputar a 3ª Divisão Nacional em 19 de Agosto, estávamos já a 10 dias de começar a pré-época. No entanto não foi a data tardia do convite que nos fez declinar. Terminada a época 2010/2011 tomamos de imediato decisão de, caso o convite surgisse, não iríamos aceitar. Apontamos 3 razões para a decisão que tomamos: 1ª O CDC de Priscos apenas está disponível para subir de divisão quando se sagrar campeão da AFBraga, 2ª Consideramos não estarem reunidas as condições por nós desejadas para poder participar de forma séria e competitiva na 3ª Divisão nacional. A 3º razão, embora não fosse a mais importante, prende-se com o facto de não termos ainda uma equipa de formação como é obrigatório ter para poder competir no Campeonato nacional.


1610 - A construção do plantel esta temporada esta época, faz do CDC Priscos um dos candidatos, senão mesmo o maior, à subida de divisão. Tendo declinado a subida o ano passado, é agora a promoção um objectivo da equipa? O que mudou? Quais são os objectivos da equipa sénior masculina?
NL - Como já tive oportunidade de mencionar nas 2 ultimas respostas, os objectivos do CDC de Priscos são a revalidação da conquista da Taça AFB, conquista do titulo de campeão e consequente subida de divisão.

1610 - Como consegue o CDC Priscos atrair jogadores com a qualidade como os que o actual plantel apresenta? Vieram jogadores da EPB, Sto. Adrião...
NL - O sucesso da composição do plantel esta época deve-se essencialmente com a capacidade que equipa técnica e direcção do clube tiveram para demonstrar aos atletas pretendidos a viabilidade dos objectivos a que nos propomos e a seriedade de todos os envolvidos.

1610 - Que achas do campeonato este ano? Achas, como alguma gente fala, que a qualidade tem vindo a diminuir de ano para ano?
NL - Em todos as competições existem equipas mais fortes e menos fortes. Concordo que a qualidade das 4 equipas que felizmente foram criadas este ano não é a melhor, mas não posso deixar de relembrar que num passado recente assistimos ao aparecimento de 2 equipas que entraram muito fortes mas o seu projecto rapidamente fracassou, provavelmente por não terem atingido os objectivos pretendidos num curto espaço de tempo. Estou a falar concretamente da Malta Fixola e de Fundação Manuel da Costa. Estou certo que com o tempo adequado a cada organização, todas as equipas podem crescer desde que tenham objectivos concretos definidos.

1610 - Quem são para ti os candidatos á subida? Quem te esta a surpreender e a desiludir?
NL - Julgo que as 3 equipas que actualmente ocupam os 3 primeiros lugares vão discutir até perto do final o titulo de campeão.
A equipa do Cabecudense é aquela que mais me tem surpreendido, com pouco mais de 1 ano de existência encontra-se a fazer um belo campeonato estando à 7ª jornada no 1º lugar da tabela e sem qualquer derrota. Ainda é cedo para apontar alguma desilusão. Temos bastante equilibrio entre o 4º e o 11º lugar com uma diferença de apenas 5 pontos.

1610 - Deixando agora um bocado de lado o CDC Priscos e falando da AF Braga. Tal como já discutimos este ano no blog, a organização das competições este ano foi uma vergonha. O que tens a dizer sobre este tema?
NL - Em relação à AF Braga eu sou dos primeiros a criticar, no entanto tenho que admitir que nem todas as questões que criticamos são da exclusiva responsabilidade da Associação. Um dos principais erros reside no facto de não existirem campeonatos nacionais de juniores e femininos, o que obriga a que os respectivos campeonatos distritais sejam concluídos num curto espaço de tempo para poderem iniciar as Taças Nacionais. No meu entender há apenas 2 formas de combater este problema. Criar um Campeonato Nacional de Futsal Feminino e outro de Juniores Masculinos ou então as associações recusarem-se a apresentar um campeão Distrital para disputar a Taça Nacional.É claro que a 2ª opção é muito discutível, a começar pelo facto que se iria privar o Campeão Distrital de disputar a Taça Nacional. Mas talvez assim a Federação Portuguesa de Futebol repensasse os moldes com que se disputam os campeonatos.
A AF Braga erra essencialmente em termos administrativos e na forma como coloca no terreno as instruções que são dadas pela Federação. Posso apontar algumas questões que surgiram já no inicio desta época, não é admissível que se aceite a inscrição de um clube quando o sorteio já foi feito sem que para tal sejam consultados os clubes intervenientes no respectivo campeonato como aconteceu no Futsal sénior Masculino. É também inadmissível que se proceda á troca de uma equipa por outra á 4ª jornada como aconteceu na série "B" do campeonato feminino. Não é aceitável que no dia do sorteio apresentem as datas de todas as jornadas e quando enviam os calendários aos clubes, as mesmas datas já foram alteradas. Também não é admissível que á 7ª jornada não forneçam as bolas a que os clubes têm direito, quando as têm armazenadas para vender. Estas são apenas algumas questões que se passam nos 2 campeonatos que o CDC de Priscos está a disputar.

1610 - O que achas que tem que mudar para o futsal em Braga avançar e tornar-se melhor?
NL - Já por algumas vezes ouvi nos "corredores" da AF Braga dizer-se que a associação é dos clubes. É frequente ouvirmos nos sorteios os representantes da Associação dizerem que durante a época os clubes não apresentam qualquer sugestão ou alternativa á organização dos campeonatos. E é verdade. Acontece que a maioria dos clubes nunca se fez representar numa Assembleia Geral nem nunca foi votar para a eleição dos corpos sociais da Associação.
O que precisa de mudar no Futsal Bracarense são os clubes. É preciso mudar a mentalidades dos dirigentes dos clubes. É preciso que se unam e organizem para juntos exigirem á Associação, que é nossa, que dentro da Lei e dos Estatutos faça aquilo que a maioria achar que é o melhor para as modalidades. São os clubes que têm que exigir á Associação, que é nossa, que olhe para o Futsal como uma modalidade de enorme potencial e com enormes perspectivas de crescimento.

1610 - Com a subida do Sto Adrião o Priscos é neste momento o único representante da cidade de Braga no campeonato. Quais são para ti as razões para tal?
NL - Francamente não tenho uma resposta concreta a essa questão. Talvez as equipas de Braga tenham já evoluído o suficiente para estarem em divisões superiores ou quem sabe por serem da cidade onde está a Sede da Associação vivenciem mais de perto todas as más decisões que são tomadas em prol do Futsal. A falta de apoio da autarquia pode também ser outra razão. Temos bem perto o exemplo de Famalicão que tem uma liga de Futebol de Salão amador com vários escalões e que apoia todos os clubes que pretendam participar nas competições organizadas pela AF Braga. Todas as equipas de Famalicão conseguem com maior ou menor dificuldade um pavilhão para treinar e jogar e apoio financeiro nas inscrições dos escalões de formação e femininos. Quem em Braga pretenda criar uma equipa de Futsal para competir a nível federado não encontra apoio institucional em lado nenhum, nos concelhos vizinhos isso não acontece. Os campeonatos populares de Barcelos e Famalicão estão cada vez mais fortes e em breve podem mesmo estar mais evoluídos e organizados que os de Braga. Compete à AF Braga promover os seus campeonatos de forma a criar condições para que mais equipas apareçam, de Braga e de outros concelhos.

1610 - Nuno quero agradecer a tua disponibilidade e que continues muitos anos no futsal a contribuir para o seu progresso como tens feito.
NL - Eu é que agradeço a possibilidade que foi dada de falar sobre o Futsal Bracarense e aproveito a oportunidade para agradecer a todos amigos, associados, directores e patrocinadores do CDC de Priscos por continuarem a acreditar em nós.


3 comentários:

1610 Futsal disse...

Bom dia.

A esta entrevista e todas as outras que sejam realizadas daqui para a frente só aceitamos comentários devidamente assinados.
Quem quiser colocar questões ou comentar a entrevista está a vontade desde que devidamente identificados.
Obrigado.

Anónimo disse...

o sr nuno vem para aqui falar em querer o melhor para o futsal, ajudar o futsal e não sei que mais, faz o papel de bom samaritano mas nao nos esquecemos que, para o bom desenvolvimento do futsal, na época passada, a sua equipa recusou participar na supertaça! é só tretas...
Assinado: Barbosa

Marco Freitas(Pres. MAU) disse...

Parabéns Nuno pela entrevista. Falas-te e muito bem em pontos que são prioritários para um melhor funcionamento desta modalidade que todos adoramos.
Felicidades para o resto da época.

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger