terça-feira, 30 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM ALEXANDRE BARROSO

Esta semana decidimos colocar a entrevista com Alexandre Barroso, mais conhecido como "Alex", jogador do Grupo Desportivo André Soares, uma das equipas que divide a liderança da Seria do Campeonato de Futsal da A.F.Braga juntamente com o Santo Tirso e o Gualtar.

Nome: Alexandre Barroso

Idade: 36

Clube actual: GDAS

Clubes Anteriores: CDC Montalegre, Maikes (ambos futebol 11

Jogador Preferido: Maradona

Referência no Futsal: André Lima

1610 - Terminada a primeira volta da 1ª Fase do Campeonato, que balanço fazes?

Alex - Acho que tem sido um campeonato bastante disputado como ilustra a actual classificação com 3 líderes no fim da 1ª volta e com varias equipas com classificações que em nada ilustram o real valor dos seus planteis e o seu historial. Penso que neste momento existem 5 equipas que irão lutar até a ultima jornada por ficar nos 3 primeiros lugares.

1610 - O Grupo Desportivo André Soares (GDAS) é um dos três líderes do Campeonato. O objectivo será certamente tentar estar na fase final. Foi essa a meta que traçaram no início de época?

Alex - Tínhamos dois objectivos no início desta época, primeiro lutar por um lugar que nos desse acesso a disputar a fase final e segundo voltar a estar presente na final da Taça, este sim o nosso principal objectivo. E é com grande satisfação que o GDAS continua a lutar por ambos, pois para alem de comandar o campeonato ainda não foi eliminado da Taça.

1610 - Deduzimos que tenhas um papel muito importante no seio da equipa por seres o Capitão e também por seres um pouco a "imagem de marca" do clube. Concordas?


Alex - Concordo com o papel importante, não apenas por ser o capitão mas também por ser o jogador mais velho do plantel. Em relação a “imagem de marca” não concordo. A imagem de marca do GDAS são os títulos por nos conquistados nos últimos 3 anos.

1610 - Como encaras, após tantas épocas, o dia-a-dia de uma equipa de futsal, qual é a motivação que ainda tens para continuar a desfrutar do futsal? Por mais quanto tempo ainda pensas em jogar?

Alex - Aprendi a gostar desta modalidade (quanto melhor se perceber mais se gosta) e continuo a gostar de treinar (principalmente a quarta), da adrenalina do jogo e da sua preparação, do ambiente fantástico que sempre se viveu no nosso balneário, nas grandes amizades que já fiz e é por tudo isto que continuo a desfrutar do futsal.
Em relação a 2ª pergunta, o futuro a deus pertence, mas penso que esta será a minha última época como jogador. Mas no ano passado também dizia que se ganhasse a taça me retiraria e isso não aconteceu.

1610 - Nas últimas temporadas o GDAS venceu duas provas oficiais, o Campeonato da 2ª Divisão da A.F.Braga e a Taça da A.F.Braga na época passada. Como foram vividos esses dois momentos em particular?


Alex - Os títulos são sempre importantes quer na vida dos clubes quer na vida dos grupos de trabalho que os conquistam. Eles ficam marcados para sempre na nossa memória. O GDAS já teve o prazer de conquistar esses dois importantes títulos, ambos com significados diferentes mas com sabor muito igual. O primeiro conquistado na época 2005/06 (Campeão da 2ª divisão) foi muito importante para o clube pois trouxe-nos de novo, juntamente com o IPCA, de regresso a 1ª divisão. Foi um campeonato muito renhido disputado até a ultima jornada.
O segundo, conquistado na última época foi sem dúvida especial e foi o culminar de 3 anos de trabalho com o nosso treinador Luis Silva. E acreditem que é especial ganhar a Taça. Não o entendam como um título menor pois é fantástico o sabor da sua conquista.

1610 - Esta época fica marcada pelo início dos trabalhos de uma nova equipa técnica liderado pelo Mister Filipe Ferreira após um bom trabalho desenvolvido pelo Mister Luís Silva. Que analise fazes deste novo ciclo?

Alex - Tivemos sempre a sensação que mais cedo ou mais tarde acabaríamos por perder o Luís Silva, pois era um treinador que pelo valor demonstrado ao longo dos 3 anos que esteve connosco outros projectos mais aliciantes lhe apareceriam sei que para ele não foi fácil aceitar o convite, mas…a vida continua e só temos de lhe agradecer os dois títulos que nos ajudou a conquistar e a equipa que começou a construir e na qual o Filipe Ferreira pegou, juntou mais umas peças e esta a fazer a época que todos sabem.
A sensação que tinha em relação ao Silva tem também em relação o Filipe, acreditem que é um excelente treinador que vive e respira futsal e que se quiser, apesar de muito jovem, pode ir longe.


1610 - A maioria do plantel transitou da época passada, mas destaca-se a entrada de dois novos jogadores, o Hélder, guarda-redes que estava no Leões do Penedo e o Hélder Barroso que voltou ao GDAS. O que pensas sobre eles?

Alex - O plantel do GDAS da última época já era um plantel forte, mas que necessitava de alguns retoques.
Perdemos dois jogadores influentes e por isso necessitávamos de ir buscar reforços á altura destas duas perdas. Não seria correcto da minha parte falar apenas nestes dois atletas, pois para além do Hélder Barroso, um regresso após paragem de dois anos e que tinha sido uma das pedras principais na conquista do titulo na 2ª divisão distrital que comanda a listas dos melhores marcadores do nosso campeonato com 13 golos, e do Helder Alvares, que não necessita de apresentações pois toda a gente sabe que é um dos melhores GR da AFB, fomos buscar outros jogadores que se têm mostrado bastante importantes como são os casos do Malheiro (desconhecido para a maioria dos futsalistas bracarenses) mas que tem demonstrado que é sem duvida uma das revelações do nosso campeonato, e a prova disso esta nos dois convites que já teve para sair, um do Nogueiró e outro do Merelinense, o Cortes (ex- Leões do Penedo) que começou bastante bem a época mas que deixou de treinar para ir estudar o que tem afectado e muito o seu rendimento. E por ultimo o Nuno Gonçalves e o Mika, dois jogadores que nunca tinham jogado federados e que estão neste momento a dar os primeiros passos na modalidade.

1610 - O GDAS andou quase sempre isolado no comando da classificação, mas ao perder em casa com o Santo Tirso deixou-se apanhar. Muito se falou desse jogo, como o viste?


Alex - Acho que demonstramos nesse jogo que somos uma equipa forte. Na minha opinião merecíamos a vitoria mas nem sempre quem merece ganha. O Santo Tirso tem uma excelente equipa e excelentes praticantes e demonstrou também nesse jogo o porque de ocupar os lugares cimeiros da classificação. Foi na minha opinião o melhor jogo ate agora na nossa serie.

1610 - Sabemos também que nesse jogo aconteceu um incidente onde toda a equipa do GDAS não se encontrava em campo a quando da marcação de um lançamento lateral. O que se passou? Foi desconcentração ou não perceberam a indicação do árbitro?

Alex - Ambas. O que se passou é que o nosso jogador Helder Barroso pediu a substituição e estava muita gente de pé no banco o que levou os outros jogadores a pensarem que seria um minuto de desconto e portanto dirigiram-se todos ao banco. Não vou aqui censurar ninguém mas na minha opinião faltou um pouco de Fair Play ao nosso adversário principalmente ao seu treinador que quando se apercebe do que se estava a passar manda os seus jogadores marcarem a fora e como não seria difícil marcarem golo. Esse lance é crucial para o resultado final pois a partir daí nunca mais a nossa equipa se encontrou.

1610 - Que analise fazes das outras duas equipas, Santo Tirso e Gualtar, com o dividem a liderança?

Alex - Acho que o campeonato não se resume apenas a essas três equipas, no entanto acho que Gualtar e o Santo Tirso demonstraram ate agora serem dois adversários difíceis, com excelentes executantes e muito bem dirigidas.

1610 - A vossa equipa venceu, na época transacta, o Priscos na Final da Taça, num jogo que ainda hoje se fala. A partir daí parece que se criou uma rivalidade muito acesa. É verdade?

Alex - Foi uma grande final disputada por duas excelentes equipas em que o GDAS acabou por ser mais feliz e vencer. Mas foi uma final jogada com muito desportivismo e sem qualquer problema entre as equipas e o publico, foi no fundo uma festa do futsal e uma boa propaganda para a nossa modalidade. Em relação a rivalidade, ela existe em qualquer desporto, e portanto este não foge a regra. No que diz respeito ao Priscos, só posso dizer que é um clube com o qual o GDAS mantém óptimas relações e a prova disso é que numa altura difícil em que estávamos sem pavilhão cederam-nos o seu para podermos fazer os nossos jogos e os nossos treinos e não devemos cuspir no prato em que já comemos e inclusive fomos convidados para o torneio quadrangular das comemorações das suas bodas de prata.

1610 - Sendo os detentores do troféu, pensam em vence-la novamente esta época?

Alex - Esse é um dos nossos objectivos, por isso esta tudo dito.

1610 - O jogo dos Quartos de Final, marcará o reencontro dos dois últimos vencedores da Taça A.F.Braga
(GDNun`Alvares 06/07 e GDAndré Soaress 07/08) será certamente uma "prova de fogo". Faltando ainda algum tempo o que esperas desse jogo?


Alex - Acho que vai ser um grande jogo de futsal, entre duas das melhores equipas do nosso campeonato e num pavilhão sempre difícil para os adversários. É claro que queremos vencer pois temos de defender o nosso título. Aproveito a oportunidade para mandar um abraço ao meu amigo Nelo Barros.

1610 - És do jogadores que mais tempo tens como jogador federado, ou seja tens muitos anos de futsal, quais foram as mudanças que vieram para melhorar a modalidade? E o que pensas que ainda pode e deve ser feito?

Alex - O salto qualitativo foi enorme nestes oito anos. Na minha opinião esse salto deve-se em primeiro lugar aos clubes que apostaram na formação (e os que não apostaram, como é o nosso caso, pois não podemos, mas isso é outra historia, acabam por usufruir desses jogadores) e em segundo lugar aos treinadores, a maioria deles ex-praticantes que acabaram a sua carreira e como gostam da modalidade acabam por continuar ligados a ela.
Para melhorar ainda mais a modalidade temos de apostar na formação, mas para isso necessitamos de mais pavilhões para podermos desenvolver um programa de formação com miúdos de 4/5 anos, tal como faz o futebol 11.
Mas quando falo de formação não falo apenas dos atletas, falo também dos treinadores para os quais eram necessários mais cursos pois ate hoje na nossa associação só houve cursos de 1º nível e neste momento já existem muitos treinadores com este nível é necessário portanto um curso de 2º nível para aqueles que demonstrarem terem valor possam treinar nos escalões principais dos nacionais.

1610 - No início de época muito se falou do novo modelo para o Campeonato adoptado pela A.F.Braga para esta nova temporada. O que achas acerca disso?

Alex - É claro que o campeonato não deveria ter estes moldes. Mas o mal já vem da época passada quando se acabou com a 2ª divisão. Todos sabíamos que a partir dai iria ter de existir um ano Zero, que no fundo é este ano. Eu só pergunto porque é que no ano passado não se fez como este ano?
Em que já sabemos em que moldes se irão disputar os campeonatos da próxima época.

1610 - Soubemos que, a par de outros elementos de outras equipas, defendias a criação de duas divisões. Hoje continuas a achar o mesmo?


Alex - Claro, para o bem da nossa modalidade terá de existir mais que uma divisão. O GDAS, o IPCA, o Apulia, o Basquet Barcelos desceram de divisão na época 2004/05 e apenas um desistiu (mas no ano em que acabou a 2ª divisão) portanto também iria subir. A AFBraga não pode ter medo de perder clubes por estes descerem e os clubes têm de saber acatar as decisões tomadas e se tiverem de descer descem.

1610 - No geral e do que tens acompanhado, quais as equipas que te estão a surpreender e por outro lado a decepcionar?

Alex - Acho que a nossa serie é composta por excelentes equipas e algumas delas ainda não demonstraram todo o seu valor mas ainda há muito campeonato e portanto nada esta decidido.


1610 - Como jogador, qual o jogador ou jogadores, do Campeonato que mais prazer te dá ver jogar?

Alex - Há excelentes praticantes da nossa modalidade no nosso escalão. Penso que em todas as equipas há jogadores com valor para poderem dar o salto para outros escalões. No entanto acho que merecemos quase todos uma palavra de apreço pois andamos aqui porque gostamos sem ganhar nada e gastando muitas vezes dinheiro do nosso bolso para poder praticar a modalidade que gostamos.

1610 - Para terminar, gostaríamos que desses a opinião acerca do facto de existirem espaços na internet, como este, onde se pode estar a par de tudo o que vai acontecendo no Futsal da A.F.Braga.

Alex - A favor dos espaços mas contra os comentários.

10 comentários:

Anónimo disse...

ola!!!acho este senhor um dom para esta modalidade, com esta idade e ainda anda para as curvas...muitos parabens e continua com o bom trabalho....parabens pela iniciativa...um aparte gostava de saber se o Laureta que joga na fundaçao já pode jogar contra o gdas????

Anónimo disse...

Muita parra e pouco sumo.Para quem controla na AfBraga falou pouco.

Anónimo disse...

Eu espero que nao possa para nao nos trocar as voltas.. Bom jogador ele..

Anónimo disse...

ACHO QUE A ENTREVISTA ESTÁ MUITO BEM FEITA E O ALEXANDRE MERECE DAR-SE A CONHECER MELHOR, POIS POR SER UM DOS QUE "AMAM" O FUTSAL É ÀS VEZES INCOMPREENDIDO.
PARA ELE UM ABRAÇO DO AMIGO
NELO BARROS

Anónimo disse...

No site da Fundaçao diz que o jogo é dia 4 Domingo ás 18:00, aqui no blog diz dia 3 Sabado..........no blog do Andre Soares não diz nada, agradeço a confirmação.

ADRIANO COSTA disse...

Quando retiramos a informação, no site da AFBraga,estava lá que seria realizado Sábado dia 3.
Resolvemos dar nova vista de olhos e como diz no site da Fundação, e agora também na AFBraga, o jogo está marcado para domingo, dia 4 ás 18:00h.
Pedimos desculpa por algum inconveniente.

A Administração.
1610FUTSAL

Anónimo disse...

Grande Homem
grande Jogador e
grande Capitão
um exemplo para muitos...

o sub

Anónimo disse...

Grande Pessoa, Grande Capitão!!!
Este é o Alexandre de todos os dias!!

Um grande abraço,
André Calheiros #37

P.S.- Entrevista muito bem feita.

Anónimo disse...

E já agora, também se consta que controla árbitros o que eu não acredito.

Anónimo disse...

se controla, controla mal
viu-se este fdsemana
que peça conselhos ao paulo pinheiro...ele sabe

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger