terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Entrevista a Nuno Leite


Nome: Nuno Miguel Magalhães Leite

Idade: 31

Clube Actual: CDC de Priscos

Clubes Anteriores: ADC Arnoso St.ª Eulália, Famalicense A.C.

Jogador Preferido: Vitor Damas


1610 - Em primeiro lugar gostaríamos de saber como surgiu o futsal na tua vida, ou seja, como começou, onde e por intermédio de quem?

Nuno Leite - Eu comecei a jogar futebol de 5 quando tinha 9 anos, em torneios onde participava a ADC St.ª Eulália, equipa da terra onde eu cresci. Depois a Associação criou uma equipa de Futebol de Salão para participar no Campeonato concelhio de Famalicão. Onde joguei 3 épocas, penso eu. O Futsal propriamente dito surgiu quando juntamente com um amigo decidimos fazer uns treinos com a equipa do FAC, que na altura militava nos nacionais. Joguei apenas uma época no FAC, entretanto veio a tropa e na época seguinte o FAC adquiriu os direitos de uma equipa e ingressou na 1ª Divisão.

1610 - Como surgiu a paixão pelas balizas?

Nuno Leite - Não existia uma “paixão” pelas balizas, acontece que a minha composição física fazia de mim um preguiçoso e correr lá na frente não era para mim. Decidi então tentar a baliza, onde não tinha que correr muito e também não havia tanta concorrência.

1610 - O posto específico de guarda-redes requer muita perícia, agilidade e rapidez de decisão. Podes contar-nos um pouco de como é o trabalho realizado por um “redes” durante as várias semanas?

Nuno Leite - O treino de um Redes visa precisamente adquirir e desenvolver agilidade, bons reflexos. Por isso o treino passa essencialmente por executar exercícios específicos que desenvolvas essas características. Hoje em dia os Redes também são chamados com frequência a jogar com os pés, daí que também seja necessário treinar o jogo com os pés.

1610 - Qual foram os melhores e os piores momentos vividos por ti no futsal até agora?

Nuno Leite - O pior momento foi naturalmente uma lesão num joelho que me afastou da baliza por uma época;

O melhor momento foi sem dúvida toda a época passada. O Priscos conseguiu realizar a sua melhor época de sempre, atingindo a final da Taça da AF Braga e ficando bem classificado conseguindo ainda a 2ª melhor defesa. O que foi para nós uma boa época.

1610 - Em relação ao Priscos, quais as expectativas que têm para esta época?


Nuno Leite - O Priscos é um clube modesto e por isso para esta época pretendemos igualar o feito da passada. Atingir novamente a final da Taça, e tentar ganha-la desta vez. Quanto ao campeonato, pretendemos atingir a fase seguinte e depois tudo é possível.

1610 - E individualmente, o que esperas para esta nova época?

Nuno Leite - Em termos individuais espero que o que falta desta época me venha trazer uma motivação extra para me convencer a jogar mais uma época. A minha vida profissional e familiar exige muito de mim e só com muito esforço tenho encontrado o equilíbrio necessário para continuar.

1610 - Neste início de Campeonato o Priscos conta com 2 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Este tem sido o início de época que esperavam?

Nuno Leite - Não era o que esperávamos mas também já tem vindo a ser hábito nosso começar a época com muita irregularidade. Mas o trabalho está a ser feito e os resultados positivos já começam a aparecer.

1610 - A época passada, o Priscos foi uma das boas surpresas do campeonato terminando nos lugares cimeiros. Sendo a maior parte do plantel o mesmo achas que é possível repetir o mesmo feito?

Nuno Leite - Tenho a certeza que sim. Mantivemos a maior parte do plantel e sei que isso é uma mais-valia. No entanto reforçamos o plantel com apenas 3 jogadores e um técnico que actualmente já mostram que podem fazer a diferença e vieram aumentar a qualidade geral da equipa.

1610 - Muito se tem falado aqui da forma como a equipa joga, para muitos, excessivamente defensiva para outros com demasiada agressividade. Como vês estas afirmações?


Nuno Leite - Com toda a naturalidade. É verdade que o Priscos é uma equipa agressiva mas nunca violenta. Não tivemos na época passada nem um episódio de violência nem jogadores expulsos por serem violentos com o adversário. Temos sim, jogadores que deixam a pele em campo para sempre obter-mos um resultado positivo.

É verdade que na época passada adoptamos uma táctica muito defensiva, mas mais verdade ainda é que deu frutos. Cada um joga com as armas que tem, se a nossa era jogarmos na defensiva e partir no contra-ataque e ainda por cima dava resultados, porque não utiliza-la!

1610 - O pavilhão de Priscos é tradicionalmente um local complicado para as equipas adversárias fruto do fervoroso apoio dos seus adeptos. Concordas?

Nuno Leite - Plenamente. Os nossos adeptos são muito fervorosos e admito que alguns possam até ser, por vezes, um pouco mais que isso. Mas, reafirmo que mesmo assim não passam de palavras mais feias e normalmente dirigidas aos árbitros e não aos atletas.

1610 - Um dos jogos que mais polémica criou neste início de Campeonato foi sem dúvida o jogo entre o CDCPriscos e o GDAS em que o Priscos venceu por 7-2, mas onde houve muita polémica e vários cartões para ambos os lados. Como viste todas essas incidências?


Nuno Leite - Do banco de suplentes. LOL Apenas joguei metade da 2ª parte por isso tive vista privilegiada de todas as incidências do jogo. Foi um jogo de grandes emoções entre duas equipas experientes e com contas a saldar pela derrota que nos foi imposta pelo GDAS na final da taça. Mas a verdade é que foi muito disputado e o Priscos entrou muito concentrado com apenas a vitória em mente.

Como já vem sendo hábito, a polémica só existe quando o jogo não é bem comandado pela dupla de arbitragem e foi apenas a actuação dos árbitros que impediu que o jogo fosse ainda melhor. No entanto é opinião geral que não foi colocada em causa a justiça do resultado.

1610 - Por falar em GDAS, foi precisamente o adversário que conquistou a Taça da A.F.Braga precisamente frente ao C.D.C.Priscos na época transacta por intermédio de grandes penalidades. Imaginamos que tenha sido uma enorme desilusão para todo o grupo não ter ganho a Taça na época passada.

Nuno Leite - Foi uma desilusão mas temos consciência que erramos demasiado, o GDAS foi um justo vencedor e o Priscos um digno vencido.

1610 - Qual foi a sensação de se estar na Final de uma competição, tão peculiar como é a Taça da A.F.Braga, que por vezes só acontece uma vez na carreira de um jogador?

Nuno Leite - É naturalmente uma sensação diferente dos restantes jogos. A ansiedade é maior, mais adeptos na bancada á espera da vitória, um ambiente diferente que requer um nível de concentração que não está ao alcance de todos. No final ganha quem marca mais golos e consegue melhor gerir todas estas emoções.

Gostaria de salientar que a Direcção do Clube fez tudo o que estava ao seu alcance para proporcionar aos seus atletas e adeptos uma experiência que só não foi única porque não vencemos.

1610 - Ainda falta algum tempo mas queríamos aproveitar para nos fazeres a antevisão dos quartos de Final da Taça A.F.Braga frente á equipa do Pousadense, fora de casa.

Nuno Leite - Será mais um jogo onde teremos que mostrar que queremos estar na final e que somos capazes de derrotar o Pousadense mesmo na sua casa. Naturalmente que gostaríamos de jogar em casa, mas estou certo que como vem sendo hábito, os nossos adeptos estarão em grande numero para nos apoiar.

1610 - Quais as equipas, tanto da SERIE A como da SERIE B, que te estão a impressionar e a desiludir?

Nuno Leite - Na Série “A” realço a prestação positiva do St. Tirso e a negativa da Fundação Manuel da Costa e do AEIPCA, são duas equipas de quem esperava mais e têm potencial para mais.

Na Série “B” destaco pela positiva o Guimarães Futsal e o Santo Adrião, este último está a surpreender. Pela negativa destaca-se sem dúvida o ISAVE e Nun’Alvares que não conseguiram superar a saída de jogadores importantes.

1610 - Para terminar, como já é habitual gostaríamos de te perguntar qual o teu cinco ideal?

Nuno Leite - O meu “cinco” inicial têm que ser os 13 jogadores do CDC de Priscos. Sei que é um “cinco” um pouco exagerado mas não posso apontar apenas 5 por questões de segurança da minha integridade física.

1610 – Obrigado Nuno, pelo teu tempo, e um resto de bom campeonato para ti e para o Priscos.

Nuno Leite - Para terminar agradeço á Administração do 1610futsal por me terem brindado com esta entrevista e reitero os melhores cumprimentos a todos os que fazem parte desta modalidade que amamos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ès o nosso Quim :D

LOOL :D

Abraço

Té 7 ;)

Anónimo disse...

Nao tinha uma pessoa k nao fosse cliente da ilha para a entrevista???
hé hé hé

Pop's

Anónimo disse...

essa entrevista foi realizada à saida do sardinha as 8h da manhã(expulso pelos seguranças)

:)

abraço, drome

Anónimo disse...

O Famalicense Atletico Clube nessa altura jogava futebol de salao e nao futsal.
A primeira epoca de futsal no F.A.C foi na segunda divisao com o treinador Gabriel 1998\1999, época essa em que subiu á primeira divisao, ate a sua extinção como clube de futsal a 3\4 anos atras e os guarda redes nessa altura eram Gato, Alvaro e sergio actualmente na Fundação Manuel da Costa...
Ass: Ex dirigente F.A.C

Anónimo disse...

NUNO, NÃO LIGUES AOS COMENTÁRIOS QUE PÕE NO BLOGGE. SÓ OS GRANDES ATLETAS HUMILDES É QUE DÃO ASSIM ENTREVISTAS, PORTANTO AQUI VAI OS PARABÉNS DO PADRINHO.

"O PADRINHO"

Anónimo disse...

Desde os primeiros tempos que privamos como colegas de equipa, e já vão uns anos e por tudo que tens dado ao clube. Podes sempre contar com o meu apoio, nos bons e maus momentos.

Ex. Camisola 23

Anónimo disse...

Já fui adversário deste homem várias vezes, e digo-vos é exemplo a seguir por todos os jovens (e não jovens) futsalistas. Desportivismo a cima de tudo.
Abraço!

E já agora por falarem em Parabéns, queria também aproveitar, para desejar um feliz aniversário ao treinador adjunto do GDAS, Domini. Grande Abraço, vocês estão a fazer um excelente trabalho no GDAS.

Anónimo disse...

. . . alem d um Grande amigo, dakeles d abraço ;) , n poderia deixar d referir o apoio k m deste ao longo dos meus anos passados no priscos, principalmente antes do inicio desta epoca que decorre !

nos sabemos do k eu falo ;)


Parabens, pela entrevista!

concordo com o te " es o nosso quim:D " loool


parabens ao blogue por estas iniciativas e continuaçao de excelente trabalho!

gand abraço

Ricardinho_8 ! ! !

Anónimo disse...

muito bem Sr. Nuno Leite...
o verdadeiro HOMEM...

Parabens ao Blog pela iniciativa!

PS: Nuno...o q achei da entrevista digo-te a ti amanha na ilha (talvez seja o local onde as palavras flutuam melhor)!!

F.M.

Anónimo disse...

Tiago (santo adriao)- 7 golos

Anónimo disse...

como homem e como atleta es um exemplo a seguir.
continua assim que nao te arrependeras.

Miguel Marques
(Mouquim Associaçao Unida)

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger