sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Parar para pensar

Jogos de sexta a segunda. É uma situação que não é nova na A.F.Braga, mas faz sentido? Temos que compreender que a maioria dos clubes não tem pavilhão próprio e que têm de se sujeitar muitas vezes aos horários dos pavilhões municipais, que quem conhece o mundo do futsal sabe que a maioria das vezes se encontram lotados. Mas vamos olhar para o exemplo dos nacionais: todos os jogos (com uma ou outra excepção) são ao sábado ou ao domingo de tarde. Sim sabemos que isso se deve as deslocações que um nacional obriga, mas dentro das associações já existem deslocações por vezes maiores que em alguns casos do nacional. Jogos à sexta e a segunda fazem sentido? Não existem equipas profissionais na distrital (ou pelo menos na teoria não existem) e todos os seus jogadores, treinadores e directores tem empregos com horário laboral sendo muitas vezes complicado comparecer a jogos nesses dias. Parece possível uma equipa de Braga ou Famalicão deslocar-se a Celorico para jogar às 21 horas a uma sexta, ou vice-versa?
Todos sabemos que enquanto o futsal tiver estes parâmetros será o "parente pobre" do futebol de 11, mas será razão para não parar para pensar no futsal?
Pelo menos a nós colaboradores 1610 é complicado jogar nesses dias, você que acha?

3 comentários:

Nuno Leite disse...

Esta questão já é velha. Esta e outras que acontecem na Associação de Futebol de Braga.
Para quem costuma marcar presença nos sorteios da Associação, certamente já ouviu várias vezes responderem que a associação é dos clubes e que muito poucos se preocupam em dar, em tempo útil, sugestões para a melhoria dos campeonatos.
Ainda não jogamos a 4ª jornada e já aconteceram algumas coisas incríveis.
1º - O Guardizela entrou no campeonato já depois do sorteio feito. Algum clube foi consultado ou informado adequadamente? Não.
2º - Os sorteios dos campeonatos Femininos e Juniores foram feitos e depois alteraram as datas das jornadas. Algum clube foi consultado ou informado adequadamente? Não.
3º - Já depois de disputada a 3ª jornada do Campeonato Feminino aparece uma equipa a substituir outra que até então tinha adiado todos os seus jogos. Algum clube foi consultado ou informado adequadamente? Não.
4º - Os campeonatos Femininos e de Juniores, com 15 equipas cada um, foram divididos em 2 séries com a justificação que teriam que cumprir datas para se poderem realizar os torneios inter-Associações e se poder apresentar os respectivos campeões para as taças nacionais. Hoje sabemos que os referidos torneios já não se vão realizar.
Há mais situações que poderia enumerar. Mas para já estas chegam.
Naturalmente que a Associação aceita todas estas situações para, segundo a interpretação deles, beneficiar a modalidade e os clubes. Estão certos? Em alguns aspectos estão, em outros não estão.
Cabe aos clubes, junto da Associação apresentar os seus argumentos e as suas sugestões em devido tempo para que se possam fazer melhorias significativas na modalidade.
Muita gente sabe quem eu sou e que não sabe, não é difícil chegar até mim.
Estou disponível para discutir com todos os interessados e fazermos chegar todas as nossas preocupações e reclamações em conjunto a Associação.
Devo realçar que todos os clubes me merecem o mais sincero respeito e não quero que as minhas opiniões sejam mal interpretadas. Só tenho um objectivo que é ajudar a criar condições para o Futsal Bracarense possa crescer o mais e melhor possível.

1610 Futsal disse...

Concordo com tudo o que disseste. E de facto também acho que os clubes se devem fazer ouvir, mas nunca ouve grande interesse por parte dos mesmos. Existem pessoas como tu, ou o Alexandre que lutaram e alguma ainda lutam para que todos os anos haja competição federada de futsal e que esta seja melhor.
Se de facto houver interesse dos clubes em encontrarem-se para discutir o futsal em braga contem com o 1610 para ajudar e até organizar tal evento. Agora não pode ser um, ou dois, se queremos que o futsal seja melhor é necessário que todos apoiem um causa que me parece devia tocar a todos.

Anónimo disse...

caros amigos os jogos à sexta em celorico sao as 21:30 o k da tempo a que as equipas se desloquem a tmp e horas a cel... nao falem em horarios pk tbm ha quem trabalhe ao sabado e domingo e tem de arranjar tmp pa isso... e jogos ao domingo a noite é pior pk segunda ha kem começa o trabalho as 7 da manha... domingos a tarde ha kem tenha familia e namoradas pa passear... é ingrato mas é a vida... tbm por isso k os planteis sao constituidos por mtos jogadores... porreiro porreiro era jogar smp em casa nao? mas ja agora pensem nos jogos da sexta jogar as 21:30 22:00 da-lhes tmp pa chegar aos jogos, ficam com o fim de semana livre que pra quem nao é de ca pode ir ver a familia alem da maioria nao trabalhar ao sabado, etc etc.

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger