terça-feira, 25 de novembro de 2008

Entrevista a Helio Franco


Nome: Hélio Franco

Idade: 26

Clube actual: ADCGualtar

Clubes Anteriores: Futsal (IPCA) - Futebol 11 (UDLanheses e SCVianense)

Jogador Preferido: Futsal (Arnaldo Pereira) - Futebol 11 (Rui Costa)

1610 - Sabemos que gostas muito do futsal, como é que começou essa paixão?

Helio - Desde os cinco anos que jogo futebol. Aquando do meu ingresso no Ensino Superior, no IPCA, estavam a construir uma Equipa para jogar na Liga Universitária e assim coincidiu com esta minha aventura no Futsal.

1610 - Este ano voltas-te a jogar futsal depois de uma pausa, qual a razão para o regresso?

Helio - Uma das razões foi sem dúvida o gosto pela modalidade e por pensar que se pode fazer muito mais pelo Futsal em Braga, como vocês o fazem. Outra foi pessoal, uma vez que trabalho no Porto e ir treinar todos dias para Viana do Castelo, muito mais cedo do que os treinos no Gualtar, ia ser muito complicado voltar a jogar mais um ano. Assim surgiram convites e optei por regressar ao Futsal.

1610 - E regressas-te logo para uma equipa que já tem alguma tradição no futsal em Braga, como surgiu o convite do Gualtar?


Helio - Sim, uma Equipa sempre com bons jogadores e que dava gozo jogar contra eles. Em relação ao convite, já conhecia o Mike e o Paulo, eles sabiam da minha situação e convidaram-me para este ano.

1610 - Como está a correr a tua integração no grupo?

Helio - Foi com muito agrado que recebi esta proposta e quando se está bem tudo corre pelo melhor e acredito que ainda vai melhorar. O grupo é fantástico, divertido e com excelentes pessoas, dando vontade de ir treinar após um dia de trabalho. É assim que tem de ser.

1610 - Quais são as tuas expectativas a nível pessoal?

Helio - Acho que o pessoal e o colectivo devem estar sempre relacionados. O Gualtar está bem orientado pelo Mister Varela e a jogar bom Futsal, mas penso que ainda vamos melhorar para atingir os objectivos, para isso, a nível pessoal e uma vez que estive praticamente parado durante mais de um ano, quero continuar a trabalhar para ajudar a Equipa.

1610 - Foste ao longo de vários anos umas das referências da equipa do IPCA, sendo mesmo um dos “pioneiros” do futsal na equipa barcelense. Como foram vividos esses anos?

Helio - Sim, já faz algum tempo que tudo começou no IPCA e fui-me tornando dos mais velhos na Equipa. Todos os anos tínhamos novos elementos, mas sempre com um bom grupo e apesar de todas as contrariedades, como a época de exames, vivíamos muito o futsal.

1610 - Deduzimos pelas tuas palavras que sentes ainda um grande carinho pela equipa até porque foste capitão, é verdade?

Helio - Sim, fui capitão após o Mike e o Sérgio, que também fizeram parte da primeira Equipa. Tenho um certo respeito pelo IPCA, porque acima de tudo foi a Instituição onde me formei, mas também porque desde a primeira até esta última Equipa que conheci pessoas fantásticas e ainda hoje mantenho contacto com elas.

1610 - Quais são as tuas expectativas para este Campeonato? Quais as equipas que achas que estarão mais fortes para conseguirem discutir o titulo de campeão?

Helio - Cada ano que passa, sinto as Equipas a melhorarem o seu Futsal e sei que vai ser um campeonato muito competitivo. Penso que as Equipas com mais experiência vão estar na frente no final, mas como é óbvio espero que o Gualtar passe esta fase e com o trabalho que temos vindo a desenvolver consigamos o nosso objectivo.

1610 - Do conhecimento que tens das várias equipas quais são as que te estão a surpreender pela positiva e pela negativa?

Helio - Uma vez que sempre joguei no IPCA e conhecendo a maioria dos jogadores e o Mister Adelino, apenas fiquei surpreendido pelo seu inicio de campeonato, onde esperava outra posição na tabela. Aproveito também para desejar felicidades para o resto do campeonato.

1610 - Quais foram, para ti, as principais alterações notadas desde os tempos em que começas-te a jogar com os tempos que correm?

Helio - Como disse anteriormente, tenho notado a cada ano melhores Equipas, ou jogadores com mais experiência. Ainda me lembro que no início as Equipas ainda recorriam muito às faltas e insultos, mas esses mesmos jogadores evoluíram e alguns deles são os que actualmente se destacam.

1610 - O que achas que pode ser feito para que o futsal possa evoluir cada vez mais aqui na A.F.Braga?

Helio - Como vocês sabem tenho uma ideia para o Futsal de Braga, mas todas as Equipas, sem excepção, deveriam intervir. Penso que vocês tinham as condições para reunir todos os interessados e a própria Federação para debater o seu futuro.

1610 - Imaginamos que são muitos os acontecimentos e as memorias que sentiste ao longo destes anos, o nosso desafio é que nos contes qual foi para ti o melhor jogo e o melhor golo que fizeste até ao momento.

Helio - Como vocês dizem, foram muitos os momentos dentro e fora do campo. Não sou um jogador de marcar muitos golos, penso que todos os golos têm a sua importância, mas como é um desafio, destaco um jogo ainda na Liga Universitária contra a Universidade Fernando Pessoa que ganhamos 5 a 4, onde marquei 4 golos.

1610 - Por fim, deixa-nos aqui o teu 5 IDEAL

Helio - Bem, esta será a resposta mais difícil uma vez que existem muitos bons jogadores com quem joguei, com quem jogo e que jogam nas outras Equipas.
Penso que um 5 ideal não é apenas construído escolhendo bons jogadores, para além das suas características técnicas, estes também têm de criar um bom ambiente no grupo, pois só assim a Equipa funciona e o jogador se destaca.

10 comentários:

Anónimo disse...

Grande postura. Um abraço do sucessor da "10"

Anónimo disse...

Grande Hélio...O meu mentor no futsal :)
Terás sempre do teu lado os teus amigos do IPCA.
Grande abraço e que tudo te corra pelo melhor!!

Anónimo disse...

És Grande, 10

Abraço

HB

Tuni disse...

Quem jogou no IPCA ctg sabe o que significavas dentro e fora do campo, um abraço Cap!... grande entrevista e foi pena não termos voltado a jogar juntos esta época! Um abraço e quiçá no dia de amanhã nao voltaremos a celebrar vitória juntas!

Anónimo disse...

è o numero 10,
finta com os dois Pés,
é melhor q o péle,
é o helio olé olé!
Grnde abraço mano
Jones

Anónimo disse...

so mesmo os jogadores do Gualtar e do IPCA e que conhecem o Hélio.Hélio acredito que sejas um grande homem e um grande jogador mas acho que havia (na minha opinião) jogadores mais interessantes para entrevistar.
Desculpem-me a sinceridade mas acho que esta entrevista n trouxe nada de novo.
No entanto nem tudo e mau, porque o trabalho que vocês têm vindo a desenvolver em prol do futsal tem sido excelente..
abraço e + uma vez desculpem-me, mas é a minha opinião!!

Anónimo disse...

Jogadores mais interessantes? Quais são? Os que marcam mais golos? Isso faz de alguem "jogador mais interessante"? Os que são mais "bonitos na passerelle"? Jogadores mais interessantes? Enfim....Jogador só o é na su plenitude de atleta ( que cumpre com o estatuto) e de HOMEM! Nestes dois aspectos, o Helio é TOP. Um abraço, de alguem que te conhece muito bem. Ja agora dizer ao Gualtar, que nem sabe a sorte que tem em ter um HOMEM e um ATLETA, como o Helio! Abraço!

Anónimo disse...

Sem querer entrar em polémicas, o que interessa é a iniciativa de por os intervenientes a expressaram aquilo que pensam. Desta vez foi o Helio da proxima será outro.
Continuem com as entrevistas pois na minha opinião valorizam ainda mais este espaço.

ADRIANO COSTA disse...

"Anónimo FC disse...

Sem querer entrar em polémicas, o que interessa é a iniciativa de por os intervenientes a expressaram aquilo que pensam. Desta vez foi o Helio da proxima será outro.
Continuem com as entrevistas pois na minha opinião valorizam ainda mais este espaço.

27 de Novembro de 2008 13:47"

O objectivo é mesmo esse. Sabemos que nem sempre agradare-mos a todos, mas vamos sempre tentar com que isso seja possivel.
A ADMINITRAÇÃO 1610FUTSAL

Anónimo disse...

És GRANDE como Jogador e como Ser Humano!!!!!CONTINUA ASSIM AMIGO

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger