quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Entrevista Nelo Barros

Após algumas entrevistas realizadas o ano passado, decidimos este ano continuar com este segmento que dá a conhecer, um bocado melhor, o campeonato de fustal da A.F. Braga, mais concretamente os seus intervenientes.
Decidimos começar com um homem que já deu muito ao futsal do Distrito de Braga e continua a dar, Nelo Barros. É treinador do Nun’Alvares a muitos anos, onde tem efectuado um trabalho notável e onde nos habitou a ter uma equipa que todas as temporadas está nos lugares cimeiros da modalidade.
É com muito prazer que entrevistamos alguém que faz tanto pelo “nosso” futsal.
Antes de mais queremos agradecer ao Senhor Nelo Barros pela sua disponibilidade e simpatia com que se disponibilizou para fazer a entrevista.

Entrevista:

Nome: José Manuel Neves Oliveira Barros (Nelo Barros)

Idade: 56 anos

Clubes como treinador: Grupo Nun’Álvares (desde 1995)

Ano em que frequentou o curso de treinador: Foi um curso de Dezembro de 2000 a Março de 2001, na AF Braga.

Jogador/Treinador referência no Futsal: Orlando Duarte e Alípio Matos.

1610 - Depois de na época passada ter alcançado uma excelente classificação, 3º lugar com os mesmo pontos do Priscos, o que espera desta nova temporada?

Nelo Barros - Nesta nova temporada e depois de termos perdido atletas importantes, esperamos conseguir o apuramento para a Poule Final de apuramento de campeão. Depois de lá estarmos, tudo é possível, pois partem todos em pé de igualdade.

1610 - Este fim de semana o Nun`Alvares albergou a sua primeira derrota esta época para o campeonato, frente a um adversário que já lhe tinha ganho na 1ª mão da 1ª Eliminatória da Taça A.F.Braga. Como foi o jogo? E a seguir vem o Guimarães líder da Serie B.

Nelo Barros - Quanto ao jogo da passada semana contra o Mouquim, a quem, de facto tínhamos eliminado da Taça, não nos correu de feição, apesar de termos começado bem, pois estivemos a ganhar por 2-0, já na segunda parte. Após termos sofrido o 1º golo, a equipa abanou um pouco, tendo sofrido 2 golos em jogadas que , geralmente, nem os juvenis sofrem. Ainda tentamos alterar a situação com o 5-4, mas nessa fase fomos infelizes, pois a bola acabou por não entrar, apesar de termos várias oportunidades em apenas 2 minutos.
Na próxima 6ª feira recebemos o Guimarães Futsal, que segue invicto e esperamos voltar às vitórias. Sabemos que vai ser um jogo difícil, pois o Guimarães reforçou-se bem no início da época e este ano é treinado por um elemento que foi durante muito tempo o adjunto do Paulo Tavares, na Fundação Jorge Antunes. Contudo, contamos angariar os 3 pontos, para não deixar que o adversário cave mais o fosso que nos separa.

1610 - O seu grupo este ano sofreu algumas transformações, principalmente com a saída de jogadores que foram importantes para o bom desempenho da sua equipa na época passada. O que tem a dizer em relação a isto?

Nelo Barros - De facto fomos amputados de 2 pedras importantes na manobra da equipa da época passada e ainda não podemos contar com um outro elemento que vai ser operado a um pé e que se lesionou no 1º jogo da pré-época . É claro que numa equipa só faz falta quem lá está, mas não podemos deitar para trás das costas a falta de 2 elementos que na época passada, só para o campeonato, fizeram 100 golos, como é o caso do Laureta e do João Nuno.


1610 - Acha que a equipa do NunÀlvares vai notar a falta daquele que foi uma das principais figuras da época transacta, como foi o caso do Laureta que marcou só campeonato cerca de 63 golos?

Nelo Barros - É claro que são muitos golos para que o possamos esquecer. Como digo na resposta anterior, só os dois fizeram 100 golos.

1610 - Já se encontra a treinar a equipa do NunÀlvares á algumas temporadas, quais são as razões, a seu ver, para o bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido?

Nelo Barros - Eu penso que o trabalho tem dado os seus resultados, porque nós apostamos desde o início, na formação de atletas. Quando em 1995 fizemos a 1ª equipa de futebol de salão, começamos por uma equipa de iniciados e só quando eles atingiram a idade de seniores é que nos inscrevemos nessa categoria. Ainda hoje jogam 6 elementos que se iniciaram neste Grupo e mais 3 que estão cá desde a 1ª equipa sénior, que foi formada em 1998 ( 10 anos). É esta continuidade que faz com que haja melhores frutos. Só a época passada com o Laureta é que tivemos atletas de fora do nosso círculo. Neste Grupo não há qualquer atleta que receba um Euro para jogar.

1610 - Ainda se encontra a disputar a Taça da A.F.Braga, é com certeza um dos objectivos para esta temporada depois de já a ter vencido na época 2006/2007 frente á U.M.

Nelo Barros - Quando entramos numa competição é para ganhar. Nunca menosprezamos o adversário e contamos sempre que a sorte dos sorteios e uma boa prestação da equipa, nos possa levar à final. Depois, é como diz o Mourinho: as finais são para se ganhar.

1610 - Qual foi o momento mais alto que viveu durante estes anos em que está ligado ao G.D.Nun`Alvares?

Nelo Barros - Nestes 13 anos à frente das equipas do Grupo Nun’Álvares, houve vários momentos altos.
Ainda no Futebol de Salão, em 1997/8 a equipa de Juvenis ganhou o Campeonato do Norte ( de Coimbra para cima), a Taça do Norte, o Troféu do Norte, foi Vice-Campeã Nacional e ganhou a Taça de Portugal, no pavilhão do Bombarral, contra o Santana, de Lisboa. Nesse ano a equipa de infantis foi Vice-Campeã Nacional.
Na época seguinte a equipa de júnior foi 3º classificado no Campeonato Nacional e a equipa de seniores, que se iniciou nessa época na 2ª divisão nacional, ficou em 3º lugar, subindo à 1ª divisão.
Na época 1999/2000 a equipa de Juvenis foi finalista vencida da Taça de Honra Nacional, no pavilhão de Vagos, contra uma equipa do Barreiro.
Na época 2001/2 e já no Futsal da AF Braga, fomos campeões em Júniores e em Séniores, subindo à 3ª divisão Nacional, onde estivemos 4 épocas.
Na época de 2006/7 vencemos a Taça da AF Braga.
Acho que foram vários momentos altos que foram vividos por esta Agremiação, embora as conquistas dos seniores nos proporcionem sempre mais prazer. No entanto, a Taça de Portugal de Juvenis, deverá ter sido o ponto mais alto, por ser uma competição de nível nacional.

1610 - Em relação ao Campeonato, o que acha do modelo adoptado para esta época?

Nelo Barros - Como diz o povo: “ do mal o menos “. Não é este o modelo que penso servir melhor, mas pelo menos conseguimos, que fosse feito em duas fases. Penso que assim o campeonato tornou-se muito mais interessante, do que o modelo anterior em que havia um campeonato de 18 equipas, e em que mais de metade das equipas, a partir de Dezembro, deixava de ter interesse no campeonato.

1610 - Acha que a serie A é um pouco mais forte do que serie B, como se tem comentado aqui no blog, ou acha que tanto uma como outra são complicadas?

Nelo Barros - Eu acho que as 2 séries são complicadas, pois existem equipas fortes em ambas. À priori, até posso concordar que na série A estejam equipas que apostaram mais nesta época, casos de André Soares, Gualtar, Santo Tirso, Fundação, EPB e Priscos. Isto não quer dizer que quando se chegar à fase crucial, não seja uma equipa da actual série B a sagrar-se campeão.

1610 - Em três anos consecutivos, a A.F.Braga alterou sempre o modelo do Campeonato da 1ª Divisão da A.F.Braga, acha que as alterações beneficiaram ou prejudicaram o Campeonato?

Nelo Barros - Está errado andar sempre a alterar o modelo do campeonato. Na época 2006/7 houve um campeonato com uma série na 1ª divisão e uma série na 2ª divisão. Para mim este é o modelo ideal. Na época de 2007/8 foi uma aberração jogarem 18 equipas numa só série com apenas o campeão a subir de divisão. Esta época pelo menos haverá uma 2ª fase, em que pelo menos as equipas jogam para qualquer coisa até quase ao final da época.

1610 - Ainda estamos no inicio de época, e desde já se tem falado muito em arbitragens. Concorda que tem havido evolução por parte das equipas, treinadores e até das próprias estruturas e que o sector da arbitragem pelo contrário ainda deixa um pouco a desejar.

Nelo Barros - É facilmente constatável que este sector deixa muito a desejar. Há muitas asneiras por parte dos árbitros, mas contrariamente ao que dizem muitos cibernautas, eu sou de opinião que eles erram porque efectivamente estão mal preparados e não propositadamente para prejudicar uma equipa. Posso dizer, por exemplo, que esta época fizemos dois jogos em casa que nos correram muito mal. Empatamos com o novato CarTaipense e perdemos com o Mouquim. Não tenho nada a apontar a qualquer das equipas de arbitragem que estiveram nestes jogos. Não fomos capazes de ganhar, mas foi por nossa culpa ou inoperância e não por má arbitragem.

1610 - Sabemos que é um amante do Futsal, como surgiu essa paixão por esta modalidade?

Nelo Barros - Eu sou acima de tudo um amante do desporto. Gosto de assistir a jogos de qualquer modalidade. Depois de ter jogado futebol na AD Fafe; depois de ter sido treinador das camadas jovens de futebol da AD Fafe e depois de algumas equipas do regional; depois de ter sido dirigente durante vários anos da AD Fafe, surgiu o Futebol de Salão. O Grupo Nun’Álvares é um dos 4 fundadores que fundaram a Associação de Futebol de Salão do Minho e esta por sua vez, é uma das 3 associações que fundou a Federação Portuguesa de Futebol de Salão. Quando apareceu o Futebol de Salão oficial (pois eu já tinha organizado vários torneios em Fafe) e como já não tinha idade para jogar, optei por inscrever-me como árbitro, tendo chegado a Internacional e estive no Campeonato da Europa, arbitrando o Checoslováquia-Hungria. Fiz uma final Ibérica em Femininos e arbitrei, em Alcochete, a final da Taça Ibérica. A partir de 1995 deixei a arbitragem e formei a equipa de iniciados do Grupo Nun’Álvares, não parando até hoje.
Para além de gostar muito de desporto, gosto muito do meu Grupo, do qual sou sócio há 40 anos e onde já fiz de tudo. Até de Presidente. Sou actualmente o sócio nº 20 num universo de cerca de 1000 sócios. Brevemente e com a actualização dos sócios que está a decorrer ficarei muito perto dos 10 primeiros sócios desta antiga Colectividade ( 76 anos). Eu, ao dar corpo a esta modalidade, estou a prestar um serviço ao “ meu grupo”. Jamais treinarei outra equipa. Pode-se dizer que sou treinador do Grupo Nun’Álvares por missão e não por devoção.

1610 - Gostaria de salientar mais alguma coisa?

Nelo Barros - Para terminar, gostaria de enviar um abraço a todos os intervenientes neste campeonato distrital de futsal, principalmente aos seus treinadores e que quando chegarmos ao final da época, todos tenham a consciência que fizeram o melhor pela sua equipa, independentemente do lugar alcançado.
Para vocês os meus parabéns pelo blog que administram que tanto divulga a modalidade que adoramos.
Bem hajam!

1610 – Obrigado pela entrevista e pelo seu tempo, boa sorte para a sua equipa e que continue por muitos anos na modalidade.

10 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela excelente entrevista a esse grande senhor do futsal da A.F. Braga..

ADRIANO COSTA disse...

Mais uma vez e agradecendo a entrevista concecida pelo Mister Nelo Barros, aproveito ainda para salientar que tentaremos com maior assiduidade colocar aqui as opiniões dos intervinientes do Campeonato.
1610FUTSAL

A.D.Esmeriz disse...

Parabéns pela entrevista, grande escolha. Sem dúvida um senhor como diz o meu amigo marco do M.A.U., um abraço para o Senhor Nelo Barros, e votos de um bom campeonato.

Anónimo disse...

Parabéns pela entrevista sr. nelo...e devo salientar que gostei da parte em que focou que os jogsdores João Nuno e Laureta foram e seriam peças fundamentais... nota-se que é uma pessoa humilde ...siga o bom trabalho e boa sorte

Anónimo disse...

Parabens NELO BARROS pela excelente entrevista .

ABRAÇO

Anónimo disse...

È excelente trabalhar quase diariamente, com uma pessoa como o Sr. Nelo Barros...

Anónimo disse...

Certamente não será o melhor treinador do mundo, mas o seu coração é sem qualquer dúvida do tamanho do mundo. É efectivamente um grande amigo. Parabéns pelo que já fez pelo futsal e certamente continuará a fazer. Um abraço.

Artur Costa (7)

Anónimo disse...

so faltou perguntar o cinco ideal ...

Anónimo disse...

Desafio o Sr. Nelo Barros a apresentar o melhor "5" que já orientou. Um abraço.

Anónimo disse...

Como deve calcular não vou apresentar o melhor cinco treinado por mim, pois além de não ser uma selecção fácil, seria pouco ético da minha parte.
Posso dizer é que tive a sorte de treinar excelentes atletas, que muito fizeram e fazem por este Grupo Nun'Álvares.
A todos estou eternamente agradecido, porque seria muito injusto da minha parte estar a fazer essa selecção, até porque estaria a comparar atletas que estiveram comigo durante estes 13 anos.

Nelo Barros
Nun'Álvares)

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger