quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Rubrica "Visão da jornada"

Como prometido e como esperamos fazer semanalmente, publicamos a segunda edição da rubrica "Visão da jornada" escrita por António Fernandes. Para quem não acompanhou a edição da semana passada, salientamos que a nossa ideia é transmitir uma visão do que se passa semanalmente por alguém, que consideramos, ter bastante experiência na modalidade.
Queremos agradecer ao António pela disponibilidade e dizer que ele já faz parte da "equipa" do 1610futsal.

Rubrica

Ora mais uma semana passada e mais do mesmo na frente.
É uma coisa interessante, olho para este campeonato e revejo um outro, o campeonato da 1ª liga de futebol 11, mas só com uma particularidade diferente. Lá reduziram o número de equipas e aqui neste aumentaram. De resto, o líder do costume sempre a somar vitórias, só faltou esta semana ter jogado fora no contacto e ganhar para se distanciar, pois assim seria uma réplica perfeita de um campeonato onde os jogos começam á 6ª feira e já acaba á 2ª, tal como este.
Compreendo que nos tempos de hoje e face á limitação de pavilhões isso tenha de ser corrente, mas será que é preciso assim tanto desfasamento de horários?
Já li equipas a criticarem horários, pisos de pavilhões e etc, mas nada muda e penso que não irá mudar. Temo que o futuro deste mesmo campeonato esteja cada vez mais entregue àquelas equipas que contêm as melhores condições de treino e de jogo, pois, acho que posso afirmar que mais de 90% dos jogadores e treinadores têm no futsal um passatempo e para jogar aos dias de semana torna-se muitas das vezes difícil. Logo, fica um campeonato transfigurado e oculto, pois muitas vezes os resultados aparecem por muitas das equipas encontrarem-se desfalcadas nos jogos em questão.
Não é uma crítica a todos que entram nesta modalidade de horários, nem com isto defender quem se desculpa por ter perdido por não ter jogadores. Simplesmente eu sou do tempo onde era raro haver jogos sem ser ao sábado, onde eu podia desfrutar após jogo, depois de 1 semana de trabalho ou de aulas, de um fim de semana com a família ou amigos, sem ter de me preocupar com i possível jogo. È só um desabafo, que de certeza terá muitos com o mesmo pensamento, mas é vida, mas será que dava para mudar algo? Será que os senhores lá de Braga não poderiam trabalhar sobre este problema? Será que as equipas também jogam porque lhes convém derivado a muitas questões?
Sim, de certeza que há um pouco de tudo, mas quem se lixa meus amigos são os atletas…não criará isto uma bola de neve? Onde com estes sacrifícios todos, os mesmos intervenientes de jogo não estarão mais nervosos e saturados, ficando mais impacientes com erros de arbitragens ou entradas duras de outros colegas?
Na volta sou capaz de ter razão!
No entanto voltando á jornada, vi que realmente os jogos de 6ª feira foram emocionantes tal como previa. Será que previa também o resultado do Nun´Alvares-IPCA? Talvez sim, talvez não, sei no entanto o que é jogar em Fafe.
Joguei lá muitas vezes e sei sempre o que me espera. Sei também que no ano passado o IPCA não ganhou uma única vez contra os mesmos e foram 4 os jogos. Li que estavam desfalcados, li que o IPCA não tem valor, li que jogadores de ambas as equipas envolveram-se em actos menos próprios. Não tive ainda a oportunidade de saber mais sobre os acontecimentos, mas uma coisa eu tenho a certeza, aliás várias. O IPCA tem valor porque já os vi jogar e também porque já convivi com eles, posso afirmar que sei o que mora para os lados de Barcelos.
Se são ou não candidatos para subir? Se têm ou não boa equipa? Respondo só que pelo que sei, e face ás condições que aquela equipa dispõe, eles são bravos e têm me a mim como um confesso adepto e amigo. No entanto falta aquilo que eu descrevi na última crónica, um pouco de experiência, que abunda certamente na equipa Fafense.
Estes mesmos sei que perderam para mim um dos melhores redes do campeonato anterior, mas que se reforçaram com 2 miúdos ao qual estou curioso por ver o futuro deles, que espero que seja risonho pois parece terem qualidade para isso.
Como vêm conheço se calhar o suficiente de ambas as equipas para poder afirmar isto!
Por favor, é inqualificável que se cuspa em adversários, que se tente tirar de esforço, ou mesmo que se entre em disputa com pessoas da bancada e etc. Se assim foi o que se passou na última sexta feira, fico deveras triste pela modalidade e pelos emblemas, pois tanto uma como outra instituição não merecem isso. Se calhar é um reflexo de cansaço de muitas outras questões que já me referi em cima, talvez.
No entanto conheço ambas as equipas e estes actos não são nem demonstram a realidade das mesmas, jamais mesmo.
Quanto ao Contacto, ganhou á experiente equipa do Cabreiros, não disponho de muitos dados relativo a este jogo, mas não deve ter sido pêra fácil. Aliás, todos os jogos destes, serão finais, pois neste momento, são com o ISAVE o alvo a abater, provavelmente sabem disso e fazem disso um incentivo em cada jogo.
Bem, Lordelo e St. Adrião ganharam, ainda na semana passada me questionava sobre o campeonato dos mesmos, será que é para continuar? A ver vamos.
Vejo é também 1 resultado interessante, vantagem pela margem mínima do Guimarães em Celorico? Ou os homens de Celorico foram recrutar reforços ou os de Guimarães foram de ressaca, após uma noite mítica do Pinheiro na passada quinta feira em Guimarães. Na volta para muitos deles deve ter perdurado até altas horas da manhã de sexta feira. Eu sei o que é isso, mas tem de ser, é o mal de muitas equipas Vimaranenses neste fim de semana.

Contacto-Cabreiros 6-3
Em perseguição ao líder o Contacto não desarmou vencendo o Cabreiros por 6 a 3, de certo foi um grande jogo. Com este resultado o Cabreiros começou a deixar de acalentar continuar na crista da onda, em perseguição aos líderes.

Nun'Álvares - IPCA 7-1
Experiência versus irreverência. Resultado avolumado no final do jogo pela situação de 5 para 4. Ainda não foi desta que o IPCA ganhou aos Fafenses, tendo estes começado a piscar o olho aos lugares de cima. Será que vamos ter um Nun´Alvares mais perto dos líderes?

Celorico - Guimarães Futsal 3-4
Aos poucos e poucos o Guimarães depois de 1 época frustrante, está a voltar a mó de cima. Estou curioso por ver até onde podem chegar, depois de terem ficado sem alguns jogadores fulcrais.

Esmeriz - Gualtar 3-3
Do Esmeriz já li que há muitas esperanças em fazer um bom campeonato, do Gualtar fica a desilusão. As lesões deitaram a baixo um dos maiores crónicos candidatos, está difícil chegar ao topo, resta nunca desistir ou começar a preparar a próxima época.


André Soares - Lordelo 1-2
Ora, uma vitória fora num campo difícil. Para mim não é surpreendente este resultado. A ver vamos se o Lordelo continua esta senda e se o GDAS vinga este mesmo resultado na próxima jornada.

Priscos - ISAVE 0-3
Quem jogou em casa? Não desprezando a equipa do Priscos, mas pelos valores da equipa do ISAVE, acho este resultado pouco volumoso para quem joga em casa. No entanto, sei que para os lados de priscos há muita raça e vontade, daí o bom lugar que ocupam na tabela. Fico á espera dos novos resultados dos mesmos.

Mouquim - Santo Adrião 3-4
Tal como o Lordelo, será que é para continuar ou o adversário permitiu este resultado? Estou curioso para ver este novo ST. Adrião, mas parece me muito fraco comparado com anos anteriores.

Leões do Penedo - Os Apulienses 5-1
Goleada que poderá levantar uma equipa que sempre achei muito equilibrada a nível técnico mas que acaba sempre por nunca obter resultados.

Santo Tirso - Pousadense 4-2
Não pude ver este jogo na Sportv, mas não estaria á espera de outro resultado. Seria mau para uma equipa que não é má de toda, ter 3 derrotas seguidas. Ainda no sonho da perseguição aos líderes? A ver vamos, neste momento continuam lá em cima.

Por fim agradeço a todos que gostaram e se manifestaram da minha última crónica. Espero continuar, apesar da pouca disponibilidade para a mesma, sem nunca descurar claro todas as críticas que daqui poderão surgir, ao qual estarei de certo sujeito, mas que as aceito e adorava que fizessem, pois poderão ter ponto de vista diferente e eu gostaria de o saber. No entanto, espero sempre que compreendam, que é só a minha visão sem nunca ofender ninguém em particular.
Saudações desportivas e até para a semana,
António Fernandes
(Tuni)

11 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns grande rubrica. já a semana passada acompanhei e achei muito interessante o ponto de vista do António. Espero que continue.
Pedro A.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente. Acho que já é altura de rever esta situação. Não tem jeito nnhum haver jogos de sexta a segunda. Maior parte dos jogadores joga por que gosta de futsal, muitos poucos recebem para jogar, por isto mesmo é inademissivel tantos jogos

Anónimo disse...

Foram ditas aqui algumas verdades. Só é pena isto não chegar aos manda chuvas da A.F Braga
AJ

Anónimo disse...

po de ser que chegue um dia, nunca se sabe

Anónimo disse...

concordo com tudo o que aqui foi dito

Anónimo disse...

Boa iniciativa. ISAVE sempre!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Se não m engano o António era pivot do IPCA o ano passado e no ano anterior era jogador do Lordelo na 3ª divisão nacional, certo? Se não me estou a enganarna pessoa, era um exelente jogador. Por onde anda agora?

Anónimo disse...

Gostei da analise. E quanto a parte da quantidade de jogos já nem comento, porque é um questão tao absurda que nem merece mais reparo, apenas que a A.F. Braga tome uma atitude

TiagoAzevedo disse...

O tuni joga na casa do benfica de barcelos.

Anónimo disse...

tem havido alguns "pinheiros" nos ultimos tempos =))

Anónimo disse...

"Seria mau para uma equipa que não é má de toda, ter 3 derrotas seguidas."- este comentário parece-me injusto e precipitado..."uma equipa que não é má de todo..."? bem dirigida a equipa do AST é uma das 3 melhores dete campeonato. Garanto-te que apesar de neste momento estar mal a AST no começo do novo ano terá vida nova...e mais não digo :) Cumprimentos

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger