quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Entrevista Renato Ribeiro

Esta semana decidimos entrevistar Renato Ribeiro, Presidente/Treinador da equipa do Pinheiro Torto. Esta opção deveu-se a vários factores: Primeiro porque já entrevistamos vários jogadores/treinadores de equipas que andam nos lugares cimeiros da tabela, e achamos que todas as equipas devem ter a sua "voz"; Segundo porque achamos bastante interessante o papel desempenhado pelo senhor Renato Ribeiro na equipa do Pinheiro Torto, uma posição não única mas invulgar; E por fim, porque o Pinheiro Torto é uma equipa recém entrada no campeonato após um longo defeso, alimentado de polémica proveniente do formato do campeonato.

Queremos agradecer a disponibilidade do senhor Renato Ribeiro em nos conceder esta entrevista.

Nome: Renato Ribeiro
Clubes como jogador:A.D.C.Pinheiro Torto- 2000/2006
Clubes como treinador:
-A.D.C.Pinheiro Torto(Juniores)- 2002/2006;
-S.C.Vianense(Seniores) - 2006/2007;
-A.D.C.Pinheiro Torto(Séniores)- 2008/2009.

Referência no futsal?

As minhas referências no futsal terão sempre de ser vistas de dois ângulos, isto é:

- Na vertente de jogador, a minha referência foi sempre o André Lima pela sua regularidade e liderança em campo, mas também não consigo ficar indiferente ao "fantasista" Ricardinho;

- Na óptica de Treinador, sem qualquer dúvida, o Prof. Alípio Matos, em que admiro muito o seu discernimento e a forma como lê os adversários e adequa a forma da sua equipe se distribuir na quadra.

O Pinheiro Torto é uma equipa que entrou este ano no campeonato de futsal da A.F.Braga. Como surgiu este projecto?

A A.D.C.Pinheiro Torto, ao entrar este ano para o Campeonato de futsal da A.F.Braga, fez um regresso, pois para quem não tenha conhecimento a A.D.C.Pinheiro Torto participou ininterruptamente no Distrital de futsal A.F.Braga nas épocas 2000/2006, sendo que nas épocas de 2003/2006, teve igualmente uma equipa de júniores.

No que concerne ao projecto actual, este surgiu após 2 anos de pausa, mas em que durante esse tempo foi formada uma nova Direcção que se manteve activa, com a participação constante em Torneios e que após conseguir os devidos apoios, avançamos para o regresso que espero seja para muitos anos.

Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou na criação da equipa?

As principais dificuldades que decorreram na criação da equipa prenderam-se fundamentalmente com dois aspectos:

1) A escolha dos atletas, pois apesar de possuirmos uma base ( antigos júniores) com formação e que me dava garantias de trabalho,não deixavam de ser muito jovens( 5 sub20 e 4 sub22) e necessitava de alguma experiência e aqui sim, surgiu a primeira dor de cabeça, pois os atletas experientes eram oriundos do futelol de salão e tiveram( e ainda têm) alguma dificuldade de entender os mecanismos do futsal, principalmente as tácticas defensivas;

2) As horas de treino, que apesar de gentilmente cedidas pela Câmara( os Pavilhões Municipais são poucos e devem abranger as diversas modalidades), são inquestionavelmente reduzidas, pois foram atribuidas duas horas semanais a cada equipa, o que é manifestamente pouco, pois duas horas de treino é para treinar Escolinhas, o que faz com que as equipes de Famalicão estejam em clara desvantagem, restando apenas muito trabalho e vontade de fazer sempre melhor.

Para que a maior parte das pessoas fique ciente desta situação, o orçamento para uma equipa de futsal é muito avultado?

A maior parte das pessoas não deve imaginar o custo da participação no Distrital de futsal, pois os custos de inscrição são muito avultados e depois acrescem os gastos com arbitragem, policiamento e todos os restantes gastos inerentes à prática do futsal.
Falando concretamente do orçamento da A.D.C.Pinheiro Torto, este irá ultrapassar os 7.000euros, valor esse que consideramos muito elevado, para a participação num Distrital, principalmente em comparação com outras Associações e tendo em conta a conjuntura económica actual, a A.F.Braga deve repensar os valores, de forma a evitar a desistência de clubes e existir um retrocesso à entrada de novas equipas.

Quais são os objectivos da equipa do Pinheiro Torto a curto e a longo prazo?

Os objectivos a curto prazo neste regresso ao Distrital, passam por atingir a manutenção, pois gostariamos de estabilizar no segundo ano, de forma a acentuarmos os objectivos a longo prazo, isto é, lutar pelas posições cimeiras, de forma a conseguir os Nacionais.

Você alem de Presidente é também treinador. Para si qual das duas tarefas é a mais complicada? Como consegue conjugar esses dois cargos?

Em primeiro lugar, quero referir, que acumulo os dois cargos com imenso prazer.
Respondendo concretamente ás suas questões, gostaria de dizer que é muito mais complicado ser Treinador do que Presidente, pois a vivência dos treinos e jogos aliada à emoção da incerteza que é o desporto de competição, não se comparam ao trabalho de angariação de patrocinios e questões admnistrativas.No entanto, é impossivel dissociar a minha posição de Treinador a Presidente, pois quando existem questões do foro disciplinar, que ultrapassam o mero aspecto desportivo, tenho uma intervenção(como já foi necessário esta época), de Presidente, mas sempre contextualizando com o facto de ser Treinador e quero salientar que já ocorreram alguns contratempos reflexo do acumular de funções.
No que concerne a conjugação de cargos, é muito complicado pois tenho uma actividade profissional muito preenchida e desgastante e muitas das vezes excluo um pouco a vertente profissional em detrimento do futsal, mas quem é mais penalizado pelo futsal é sem dúvida a minha vida pessoal, da qual muitas vezes abdico, passando mais tempo em assuntos do clube do que com quem me é mais proximo, aproveito para deixar aqui os parabens à minha namorada, por aguentar dividir-me com o clube.

Qual é a sua opinião acerca do formato adoptado para o campeonato deste ano?

Penso que o formato adoptado nesta época, foi o formato possivel, ainda que existisse a possibilidade da criação de duas divisões. No que concerne ao play-out/off, estou plenamente de acordo.

É sabido que muitas equipas contestam o facto de as novas equipas estarem a disputar o Campeonato numa divisão superior,
ou seja acham que deveria ter sido feita uma 2ª Divisão para as novas equipas juntamente com as ultimas classificadas da época transacta.
Como presidente de uma das equipas em questão o que tem a dizer destas opiniões?


Tenho perfeita noção de que as equipes que já estavam na 1ª Divisão se sentiram prejudicadas pela inclusão das novas equipas na 1ª Divisão, pois algumas delas tiveram muitos sacríficios para subirem de divisão, quero com isto dizer que sempre concordei com a existência de 2 divisões, desde que fossem competitivas e não com 9 clubes(em 4 voltas!!!!!!!!!!!!!).Gostaria ainda de referir sobre este assunto que a A.D.C.Pinheiro Torto, nunca fez pressões ou ultimatos a exigir uma única Divisão e quem o fez não sabe estar no desporto.

Nos últimos tempos fala-se muito das condições dos pavilhões. Acha que a esse nível ainda á muitos aspectos a melhorar ou por outro
lado acha que efectivamente não existem razões para tantas queixas?


É um facto que alguns Pavilhões não possuem as condições ideais, mas para um Campeonato distrital, o nível dos pavilhões é aceitável, pois
tenho lido e conversado com algumas pessoas, desde dirigentes, atletas ou simples adeptos, sobre esse assunto e chego à conclusão que se tenta distrair da realidade,isto é, culpabilizar os insucessos com outros factores, pois falando concretamente da questão da Pavilhão Xoot, este apesar de não ser "magnifico", tem as condições necessárias a pratica do futsal, pois como alguns não devem saber o Pavilhão de Priscos e Candoso eram em cimento e jogámos lá como em qualquer outro campo.
Como treinador digo sempre isto " o pavilhão e o Sr.árbitro não interessam, o importante somos nós o adversário e a bola".

Como dirigente, quais as medidas que acha serem fundamentais para que o futsal praticado dentro da A.F.Braga, possa evoluir cada vez mais?

Na minha opinião e de imediato deveria ser agendada uma reunião entre os clubes , associação e Conselho de Arbitragem, de forma a conseguir-se de uma vez por todas reduzir ou mesmo eliminar todo este clima de suspeição que envolve o futsal em Braga, pois é inadmissível que exista conflito de interesses entre dirigentes/funcionários na AF Braga, sem contar com a medíocre qualidade das arbitragens, que em alguns dos casos atinge o ridículo, sendo que o meu clube, talvez fruto de comportamentos em Campeonatos anteriores, é constantemente prejudicado.

Outra das questões que se deve realçar e fomentar é formação, quer ao nivel das equipas técnicas, mas também na formação de dirigentes, pois por vezes são estes que dão o mau exemplo a Treinadores/atletas.

Para finalizar, quero dar os parabéns a todas as equipas que têm escalões de formação e aproveito para incentivar outras a fazerem o mesmo, pois a formação é essencial para a evolução do futsal em Braga.

Agora como treinador, que balanço faz do campeonato do Pinheiro Torto até ao momento?

O Campeonato da A.D.C.Pinheiro Torto, não está a ser como esperava,estando abaixo das expectativas,quer perante a Direcção, quer perante os patrocinadores pois contava estar um pouco acima na classificação( e poderíamos estar bem acima), pois penso que apesar de termos uma equipa jovem esta tem muita qualidade e auguro um grande futuro aos meus atletas, pela forma como trabalham e dignificam o nome do clube, para eles uma palavra "fantásticos".

O que está a achar do campeonato a um nível geral?

Penso que a nível geral, o Campeonato tem sido agradável,pois actualmente consegue-se ver bons jogos e equipes muito bem tacticamente que dificultam muito os adversários, verificando-se equilíbrio em grande parte dos jogos, com estes a serem decididos por pormenores ou então por factores externos ao jogo.

Disputam actualmente a Serie B, acha que há assim tanta diferença entre as duas series como se tem falado?

Não concordo com essa opinião, pois tenho visto muitos jogos das duas séries e penso que essa opinião não corresponde à verdade,a série B só é mais forte pois o denominado "Poder" está nessa Série ( mas não dá para todos) mas a 2ª fase vai tirar essas dúvidas, apesar de acreditar que o poder instalado(porque será difícil ganhar jogos em Braga?) tudo vai fazer para que quem suba/desça,seja quem melhor manobrar esse poder.
Gostaria de salientar que equipes como o Nun´Alvares e Guimarães, conseguem certamente bater-se frente a AST e Fundação, pois são na minha opinião as quatro melhores equipes do Distrital, pelo que se comprovará que as diferenças entre as series praticamente não existem e no que se refere ao play out será de igual modo pois as equipas da série B , não são em nada inferiores as da série A.

Quais foram até ao momento os melhores e os piores jogos efectuados pela sua equipa?

O melhor jogo da minha equipa foi frente ao Guimarães, em Vizela na 1ª volta, pois estivemos a ganhar por 3-0 e 4-3 e acabamos derrotados por 5-4(resultado ao intervalo), com uma segunda parte de grande nível das duas equipas.
Quanto ao pior jogo, são dois e frente a mesma equipa, isto é, Nun´Alvares, sofremos duas goleadas sem nunca conseguirmos equilibrar qualquer aspecto do jogo, pois para mim o Nun´ Alvares é muito forte a todos os níveis.

Gostava de salientar mais alguma coisa?

Uma palavra de apreço para o MAL (para quem não sabe A.D.C.Pinheiro Torto é de Landim), grande Colectividade, com muitos pergaminhos e que certamente continuará a elevar o nome da Colectividade e de Landim.

Saliento ainda a importância que o 1610futsal tem tido para a divulgação desta modalidade, que todos adoramos e lanço um repto para que continuem a fazer o excelente papel que tem feito e muito tem contribuído para a "nossa" modalidade.
Parabéns.

Gostaria-mos, como já tem sido habitual, que nos disse-se qual o seu "5 Ideal".

O meu 5 ideal são todos os atletas que fazem parte do plantel da A.D.C.Pinheiro Torto.

Excluindo os acimas mencionados o 5 ideal é:

Patrese--Mouquim
Coroas---Isave
Helder---Ast
Gato----FMC
Xavi-----Ast

2 atletas não podem ser esquecidos: Laureta e Malheiro

Obrigado e boa sorte para si e para o Pinheiro Torto para o que resta do campeonato.

15 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pela entrevista e pela frontalidade com que encarou as perguntas, é com Dirigentes assim que o futsal evoluiu e não a enconder os resultados em comunicados...

Anónimo disse...

Grande treinador ?????????????????????'''''''''''

Anónimo disse...

Grande entrevista , e felicidades para o futuro .

Anónimo disse...

Uma coisa é certa se depender do Presidente do Pinheiro Torto o treinador nunca vai ser despedido .

Anónimo disse...

a serie A é mais forte que a B concordo, mas os 3 primeiros classificados da serie B se tivessem na serie A estavão nos 5 primeiros lugares disso não tenho duvidas.

Anónimo disse...

Um senhor no futsal de Braga .

Anónimo disse...

Grande Homem , muitos parabens pela frontalidade e pela coragem da entrevista.

Anónimo disse...

excelente entrevista.
grande mister/presidente!!!!
allez p.torto allez

bruno
p.torto

ACURA disse...

grande entrevista!!!
grande mister/presidente!!!
allez p.torto allez

Anónimo disse...

Um clube assim não pode estar organizado. è Brincadeira da AF Braga. Se não vejamos. Este senhor ( contra o qual nada tenho, pois não conheço) num determinado jogo, é expulso na qualidade de treinador. Castigo aplicado por exemplo de 20 dias. Ora ele podera ir para o banco durante esses 20 dias enquanto Presidente. Isto so na AF Braga. UMA BRINCADEIRA.

Anónimo disse...

Obrigado por colocar o PATRESE no seu 5 ideal...é sem duvida um 5 de sonho.
Só uma questão, o GATO da FMC??
Ou o GATO do ESMERIZ??

mister disse...

Boa tarde.

Gostaria de efectuar 2 reparos:

1) No que concerne a questão de conflito Treinador/Presidente, este não é passível de acontecer( até hoje como jogador,treinador ou dirigente, nem uma única advertência), pois apesar de possuir a categoria de Treinador, na AFBraga e fichas de jogo, consto como Delegado,conforme a inscrição na AFBraga, logo tenho uma única inscrição na AFBraga;

2) O Gato a que me refiro trata-se do Gato do Esmeriz, desde já envio as minhas desculpas ao atleta mencionado.

saudações futsalisticas e felicidades para todos os clubes.

Renato Ribeiro
A.D.C.Pinheiro Torto

Anónimo disse...

"Um clube assim não pode estar organizado. è Brincadeira da AF Braga. Se não vejamos. Este senhor ( contra o qual nada tenho, pois não conheço) num determinado jogo, é expulso na qualidade de treinador. Castigo aplicado por exemplo de 20 dias. Ora ele podera ir para o banco durante esses 20 dias enquanto Presidente. Isto so na AF Braga. UMA BRINCADEIRA."

Não digas asneiras informa te dos regulamentos...tem cada um...depois como podem os arbitros fazer bons trabalhos se 70 ou 80% dos intervenientes não sabem as regras...enfim...

Anónimo disse...

De toda a entrevista o que mais me chamou a atençao foi essa grande gravata ostentada pelo presidente/treinador/tecnico de equipamentos/tesoureiro/delegado/massagista/treinador de g.r. e por fim olheiro, afinal de conta é um multifacetado!

Anónimo disse...

ai para esse senhor que se da pelo nome de JB15anos, o NOrberto do esmeriz e 30 mil vezes melhor que o patrese...alias ai no mouquim tem um muito melhor que se chama paulo carvalho e nao e tao quesilento como o senhor em questao...

saudaçoes benfiquistas

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger