quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Rubrica "Visão da jornada"

A partir desta semana iniciamos um novo segmento semanal. Pensamos que seria interessante uma visão exterior do campeonato e do que nele se passa semanalmente. Então pedimos a um jogador que ainda o ano passado jogava no campeonato de futsal da A.F. Braga, onde apontou 30 golos, e que agora joga na 3ª divisão nacional ao serviço da casa do Benfica de Barcelos.

Nome – António Emanuel Salgado Fernandes
Idade – 25 anos
Clubes por onde passou – F.C. Piratas Creixomil, G.D. Fundação Jorge Antunes, A.C.R. Lordelo e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Rubrica

Saudações desportivas a todos.
É com muito agrado que do muito pouco tempo que disponho, que aceitei o convite de um dos administradores deste blogue, para passar semanalmente a comentar a jornada.
Tenciono na minha boa vontade e boa fé, esperando ter sempre tempo livre para o fazer, comentar a minha visão da jornada, por ventura casos de jogos ou mesmo outras situações, se assim a administração do 1610 aceitar.
Sendo eu um conhecedor razoável do campeonato em questão e antigo jogador do mesmo, vou tentar ser o mais possível claro e breve nas abordagens aos jogos, sem nunca descurar a minha opinião pessoal, pois foi para isso que me pediram o meu contributo, mas claro, sem nunca bater na mesma tecla, pois penso que qualquer um sabe fazer uma leitura dos resultados da jornada em questão.
Assim, á 10ª jornada e num campeonato nunca visto em termos de equipas na A.F. Braga, destaco alguns jogos, um dos quais o do esperado líder ISAVE que soma e segue, vencendo o Guimarães sem apelo nem agrado, onde pelos vistos o jogo foi marcado por algumas expulsões, explicando assim talvez a diferença de 3 golos. Sempre quentinhos e difíceis estes jogos com o Guimarães Futsal, teve o ISAVE claramente um grande resultado, mesmo com os valores que possui.
No entanto o líder ISAVE não poderá estar descansado, o Contacto também ganhou e continua a morder os calcanhares ao líder, vencendo fora o Pousadense á justa. Será que o jogo a uma sexta-feira á noite, para jogadores de Cabeceiras, com viagem no fim de trabalho, mesmo que e pelos vistos ás 22 horas, teve influência no resultado? Talvez, o que é certo é que o Pousadense fez vida negra ao Contacto.
Destaque também para o IPCA, tendo eu a oportunidade assistir ao mesmo, grande vitória de uma equipa unida, que apesar da falta de experiência em muitas situações vai se assumindo como uma equipa a ter em conta. A arbitragem deste jogo foi irrepreensível, sem nada a apontar. Assim, e com esta vitória, lidera aquele grupo, que para mim já começa a ser o grupo secundário, ou talvez o grupo do camisola amarela, que por este andar jamais irão alcançar os fugitivos.
No entanto, realço a equipa de St.Tirso, já li que andam a falar muito em treinadores, que não estão satisfeitos. Bem, vi deveras uma equipa interessante e que realmente e não querendo culpar o actual treinador, não percebi aquando dos melhores elementos ficarem de fora em alturas cruciais de jogo, dando lugar a jogadores mais velhos e pesados, tendo os jogadores Barcelenses chamado um “figo” a essa situação. Foram salvo erro 4 golos em lances onde a velocidade e capacidade técnica, sobressaíram perante a lentidão, de uma equipa que realmente parecia órfã de algo, a ver vamos o futuro da mesma e o que a ela reserva.
Está interessante o campeonato onde 3 pontos separam o 3º lugar do 13º, a uma 10ª jornada é obra!
De realçar pela negativa o campeonato a ser realizado pelo St. Adrião e o Lordelo, equipas que nos habituaram, pelo menos a mim, a grandes vitórias, grandes jogos e grandes classificações, por este andar, uma irá continuar a ser bombo da festa não largando os últimos lugares e a outra se não “arrebita”, passará a jogar no mesmo campeonato, o dos últimos.
Próxima jornada há deveras 3 jogos interessantes, onde os líderes terão tarefa difícil. Se um joga fora mas em casa com o Priscos, o outro recebe a experiente equipa do Cabreiros, não vão ser peras doces.
Destaco por fim os Fafenses do Nun'Alvares contra os Barcelenses do IPCA, estou curioso pelo resultado deste jogo, pois de um lado reina a experiência recente de outras andanças e do outro a vontade de querer continuar no topo.
Saudações a até para a semana.
António Fernandes

6 comentários:

TiagoAzevedo disse...

Queremos antes de mais agradecer ao Antonio "Tuni" por disponibilizar tempo para fazer esta analise ao nosso campeonato.
Quero realçar que ao pedirmos ao António para escrever esta rubrica sabiamos que estavamos a pedir a alguem com muita esperiência e que ja passou por alguns clubes de topo da modalidade , além de ter jogado em dois clubes da nossa divisão, factor este que o põem por dentro do campeonato.
Um obrigado para um grande jogador e acima de tudo para um grande amigo.

PS: A rubrica sofreu uma pequena alteração e encontra-se agora definitiva. Os erros anteiores deveram-se apenas aos administradores.

Anónimo disse...

Grande rubrica, directa e sem papos na lingua.
Espero ve-la tds as semanas aqui no blog.
Continuem o bom trabalho e parabens ao António Fernandes pela rubrica

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns aos administradores do blog por esta rubrica. Está aqui um bom blog sobre futsa. Pena é voçês não terem continuado com as entrevistas. Recomeem , vai valorizar, ainda mais, este vosso/nosso blog.

Ass.:Um adepto de futsal de Cabeceiras de Basto

TiagoAzevedo disse...

Obrigado em nome dos administradores do blog.
As entrevistas não pararam, é preciso e a colaboração de toda a gente para elas acontecerem.
Mas garantimos desde de já que dentro de pouco tempo teremos mais entrevistas com os protagonistas do campeonato

Anónimo disse...

concordo inteiramente com a analise feita pelo antónio a jornada. Boa rubrica, espero que seja para continuar.
ZéCarlos

Anónimo disse...

Espero continuar a ver esta rubrica, que está muito bem feita, por um atleta a quem sempre vi qualidades de atleta e de homem, pois encontramo-nos várias vezes como adversários, mas sempre nos respeitamos e sempre conversamos como pessoas civilizadas, fosse quem fosse o vencedor.
Parabéns e um abraço de
Nelo Barros
(treinador do Nun'Álvares)

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger