quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Rubrica "Visão da jornada"

Cumprimentos!
Peço desculpa a todos os leitores do blogue que esperariam uma resposta a todos os comentários negativos ou mesmo provocatórios que fui alvo na minha última crónica, mas como vem sendo hábito desde sempre e da minha postura, não alimento fogos que muitos tentam alastrar, com o aumento de pequenos focos, tentando se aproveitar do que digo para poderem explicar ou ocultar algo, que peço desculpa, mesmo sentado na minha secretária todos os fins-de-semana devo conseguir ver e ler de ginjeira este campeonato ao invés de alguns!
Quando fui abordado pelos administradores do blogue para participar de forma lisonjeira no blogue, aceitei de imediato pois nunca pensei, o quanto o mesmo poderia ser visitado, ou mesmo o quanto poderia ser parte interveniente e já usual de toda a comunidade do regional de Futsal de Braga.
Se assim fosse, pensaria mais que uma vez em aceitar, pois admito e considero que para esta crónica que eu criei e o formato da mesma, deveria ser elaborada claramente por uma pessoa que pudesse realmente acompanhar mais jogos deste campeonato.
Isto realmente seria uma maravilha, claramente que seria a cereja no topo do bolo, mas como na vida não podemos ter tudo, há que tentar ao menos melhorar dia após dia.
Assim e para os tais que muito contestaram com as minhas visões e com o facto de esta rubrica ser feita por mim, deixo um desafio, entrem em contacto com os Administradores e proponham se para ocupar o meu lugar se claro, se acham com requisitos para tal e com disponibilidade para o mesmo.
Ah, mas sabem que desta vez terão que assinar a rubrica e terão de assumir o que escrevem não é?
Confesso que ainda na semana passada em conversa com os Administradores, lhes passei a mensagem de que realmente eu estaria a pensar em abandonar o barco, pois á falta de tempo poderia também ser alvo de comentários menos impróprios, compreensíveis no entanto devido ao lugar de cronista que ocupo.
Passados poucos dias confirmou-se, mas no entanto, não venho aqui dizer que estou chateado com os comentários, não, simplesmente acho que se eu posso dar a minha opinião todos também a podem dar, mas sem nunca ofender ninguém. Isso penso que sempre o fiz, nunca ofendi susceptibilidades de equipas, tanto dos seus membros integrantes tanto como de adeptos das mesmas.
Sempre tentei jornada a jornada fazer a leitura mais correcta, foi a minha claro e provavelmente diferente de muitos outros, mas pergunto, não terá sido de certa forma a ideia dos criadores do Blogue? Não será positivo confrontar ideias e pensamentos? Claro que todos vão dizer que sim, mas pergunto-vos, porque então não assinar e assumir as opiniões? Porquê atacar as pessoas por opiniões diferentes? Porquê atacar uma pessoa só pelo facto de ter dito a verdade e esconder-se no anonimato? Será que é preciso assistir aos jogos para poder dar a opinião deste campeonato? Não é assim tão claro e não estará á frente dos olhos de toda a gente os resultados e classificação do mesmo?
Numa antiga crónica minha, alertei e afirmei que o Nun´ Alavares tinha de facto uns jovens muitos promissores, ao qual eu estaria muito curioso ao quanto eles iriam evoluir e ao quanto eles iriam crescer no campeonato. Passado algum tempo, pois foi das minhas primeiras crónicas, esses mesmos jogadores confirmaram toda a minha previsão, sendo alvo de elogios semana após semana. Agora vou vos dar uma pequena confidência, sabem quantas vezes os vi jogar? Sabem quantos jogos do Nun´ Alvares eu assisti esta época? Nenhum!
Então perguntam ou pensam muitos de vocês como é que eu poderia saber desta informação ou prever pois afinal estou sempre sentado na secretária, não é?
Cada vez mais dou mais valor á formação de jogadores, sabem porquê? Pois é muito importante moldar homens/jogadores e os clubes têm essa força na nossa sociedade, daí que eu possa afirmar que tive uns bons pais!
Fui formado provavelmente em clubes de muita projecção na nossa região, aprendi muita coisa, entre as quais a mais essencial foi de que o futsal é um jogo de equipa, e não um só jogador numa equipa. Aprendi entre várias componentes táctico/técnicas de que é muito importante respeitar o clube que representamos e respeitar os nossos adversários de todos os jogos, tanto dentro de campo como fora dele, se é que me fiz entender.
Assim e tentando responder a alguns dos velhos do Restelo que por aqui coabitam, eu não preciso de que me defendam como foi visível na última crónica com o meu passado, desde os clubes por onde passei ao clube que represento, dos golos que marquei ou que não marquei ou da qualidade que poderei ter ou não ter na prática desta modalidade. Não preciso pois tenho estofo e capacidade para poder ouvir todas as críticas negativas possíveis e imaginárias, desde que respeitem-me da mesma forma que eu respeito-vos.
Não venho aqui dizer que sou superior a alguém, porque não o sou, não venho aqui semana após semana afirmar que o que digo é o que está correcto pois poderá não estar, venho semana após semana simplesmente dar uma leitura do campeonato e por mais que custe a alguns e porque felizmente não sou cego, tenho de comentar o que muitos não gostam de ouvir.
Quanto àqueles que dizem que eu não percebo de futsal só porque não vejo jogos, ou porque afirmei que o campeonato iria ser decidido a duas equipas, afirmo, será que é preciso ser assim muito inteligente para perceber isso? Será que é preciso tirar todos os níveis de treinador de futsal para poder afirmar isso?
Pela experiência neste campeonato, tanto como atleta e mesmo como espectador do mesmo, sei sempre desde início de época, tal como muito de vocês, as equipas que se reforçaram para atacar a subida e as equipas que têm qualidade para se oporem ás mesmas. Sei a realidade de muitas delas, desde as condições físicas que usufruem á qualidade de plantel, desde os treinadores aos adeptos que têm a apoiar.
Assim, sentado da minha secretária e sem saber quem é o próximo adversário do ISAVE, vos digo que vão se ver muito gregos para lhes ganharem, não pelo valor deles mas sim pela frustração da derrota deste último sábado e pela desmoralização de ver uma equipa á frente deles que raramente falhará. O maior adversário do ISAVE e para mal deste campeonato, será o próprio ISAVE, pois creio que dará tiros nos próprios pés, deixando assim margem de manobra para o Contacto ser campeão.
Esta é a minha visão, no fundo no fundo espero estar enganado, pois seria bom para o campeonato os da frente voltarem a estar colados e com as outras equipas a espreitarem, mas sinceramente, não vejo jeito!
Parabéns ao IPCA pela grande vitória que teve, demonstrando que não são só os orçamentos que fazem equipas, mas sim um balneário onde o querer suplanta muitas vezes o desejar.
Sim, desta vez e provavelmente pela primeira vez desde que escrevo esta rubrica, não estou a ser isento, pois como não pude assistir ao jogo IPCA-ISAVE e nem dar os parabéns a antigos colegas, faço-o aqui, dando os meus louvores, pois sei o quanto trabalham e o quanto sofrem para poderem jogar e debaterem se contra equipas mais fortes, elevando e na minha opinião da melhor maneira, o nome do IPCA neste campeonato, PARABÉNS!
Seguindo os elogios, parabéns ao Celorico, pois tal como o IPCA demonstrou que os jogos só se ganham dentro de campo.
Quanto ao resto da jornada, deixo desta vez o espaço vazio, pois tal como eu toda a gente saberá interpretar os resultados á sua maneira!
Saudações desportivas!

António Fernandes

3 comentários:

Anónimo disse...

Isenção nos comentários precisa-se

Anónimo disse...

Enquanto adepto de futsal da afbraga queria agradecer o tempo disponibilizado pelo Antônio Fernandes enquanto lhe foi possível realizar a crônica....Axo que foi sempre actual, embora nem sempre concordass integralmente com ela.

ADRIANO COSTA disse...

Vais continuar a dar o teu contributo para o blog...és a pessoa ideal para o fazer.

Twitter Facebook

 
Powered by Blogger